Peritos Oficiais Criminais do Tocantins participam de etapa prática do curso de Reconstrução Facial e Imaginologia Forense ministrado em Palmas

05/06/2023 19/07/2023 21:15 340 visualizações

Aconteceu entre a última quinta-feira, 01 e sábado, 3, no Núcleo Especializado em Antropologia Forense e Odontologia Legal - anexo do IML localizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, a etapa prática do curso de Capacitação em Reconstrução Facial  e Imaginologia Forense ministrado pelo Professor Doutor Thiago Beaini - Universidade Federal de Uberlândia.  O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO).

O superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Perito oficial Alexandre Agrelli, destacou que ‘o curso é uma programação rica em troca de conhecimento e informações, compartilhadas por profissionais da Perícia Oficial Criminal e da pesquisa científica’.

Durante reunião com o Secretário de Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, o professor Doutor Thiago Beaini ressaltou a importância do projeto ‘Desenvolvimento de Metodologia de Reconhecimento e Identificação de pessoas Desaparecidas por meio da Imaginologia Tridimensional’, contemplado pelo edital PROCAD-CAPES, bem como reafirmou a parceria da SSP com as Universidades de São Paulo (USP) e de Uberlândia (UFU) para  esse projeto em andamento que envolve o Estado.

Para a perita oficial Odontolegista Georgiana Ferreira Ramos, ‘essas parcerias entre a SSP e as Universidades, garantem que as técnicas e metodologias criadas e testadas em ambiente acadêmico possam ser colocadas à disposição da atividade pericial e consequentemente à disposição da população’, disse.

Já o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, avaliou que ‘o curso é de extrema importância para a Perícia Oficial, especialmente para ajudar na identificação de desaparecidos e outras perícias da área odotoforense’, destacou Silvio.

O secretário lembrou que a SSP-TO fomenta a cooperação acadêmica científica entre as Instituições de Ensino Superior e os órgãos de segurança pública e apoia projetos voltados à formação de recursos humanos qualificados, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico nas áreas de Segurança Pública e Ciências Forenses, especialmente aqueles projetos que tragam impacto social positivo e demonstram o empenho de Estado na busca de pessoas desaparecidas.

Curso prático

Durante o curso foram expostos vários temas acadêmicos e profissionais, com foco no treinamento dos peritos em novas técnicas e utilização da tecnologia a favor da investigação forense. Segundo o Professor Dr Thiago Beaini, ‘esse curso representa a oportunidade de conhecer outros colegas, trocar muitas experiências, contatos, conhecer as demandas do IML do Tocantins e auxiliar na busca de melhorias, fortalecendo as ligações entre as instituições’, afirmou.

Durante o curso serão expostos vários temas acadêmicos e profissionais, com foco no treinamento dos peritos em novas técnicas e utilização da tecnologia a favor da investigação forense.

Segundo o Professor Dr Thiago Beaini, esse curso representa a oportunidade de conhecer outros colegas, no qual trocamos muitas experiências, contatos, conhecer as demandas do IML do Tocantins e auxiliar na busca de melhorias, fortalecendo as ligações entre as instituições.

Projeto

O projeto preparado para o edital PROCAD CAPES  tem como objetivos a capacitação e o desenvolvimento de tecnologias nas areas forenses. Mas acima de tudo, visa juntar forças das universidades e dos institutos de pesquisa para fazer todo o possível para auxiliar no reconhecimento e identificação de pessoas desaparecidas ou não reclamadas.

Além de técnicas comparativas e do uso da imaginologia, também aplica técnicas de reconstrução facial forense que estimam a aparência do indivíduo a fim de que alguém o reconheça e traga novos fatos à investigação.

A parceria da USP e UFU com os peritos odontolegistas do IML Tocantins foi a primeira a ser concretizada e gera frutos que esperamos que beneficiem a população do estado. (Com informações da SSP-TO).