História

Criado em 22 de janeiro de 2010, o Sindicato de Peritos Oficiais do Estado do Tocantins – SINDIPERITO – é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza sindical, com sede e foro em Palmas-TO, que tem a missão de promover a integração da classe, garantindo melhores práticas de trabalho.

O Sindicato é a continuação da antiga Associação Sindical de Peritos em Criminalística do Estado do Tocantins (ASPECTO), criada em 1994. Surgiu para dar mais força à categoria, já que um sindicato tem mais legitimidade jurídica e política para tanto.

O SINDIPERITO é a filiado à Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e representa todo o rol dos profissionais da Perícia Oficial Tocantinense. Fazem parte da sua missão a padronização de procedimentos, a realização e participação em fóruns de discussões sobre perícias, a divulgação de trabalhos realizados, a disseminação de artigos técnico – científicos e a promoção de estudos de novas metodologias de trabalho, além da participação em discussões classistas e a defesa da categoria dos Peritos Oficiais.