Perita Oficial Criminal do TO, Dunya Wieczorek Spricigo, tem artigo sobre Segurança Pública publicado em livro lançado pelo Universidade Federal do Tocantins

13/06/2023 19/07/2023 21:15 357 visualizações

Um artigo de autoria da Perita Oficial Criminal do Tocantins, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, que tem como tema: Estudo Técnico Preliminar: Uma Visão sobre a Implementação desta Ferramenta no Cenário das Instituições da Segurança Pública ganhou destaque entre as pesquisas selecionadas para o livro, 'Estratégias e Reflexões sobre a Gestão Pública'', lançado nesta terça-feira, 13, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. A pesquisa figura no capitulo X da obra.

A pesquisa foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de pós graduação em logística de Segurança Pública realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em parceria com o Ministério da Justiça e tem como autoria, além da Perita Criminal Dunya Wieczorek Spricigo, os colegas de curso, Anna Carolina Silveira Coury Pacheco, Carmem Rosa Almeida Pereira, Bruno Monteiro Baeza, Luis Felipe Câmara Costa Spinola, Pedro Paulo Rodrigues Palma e Leonardo Giuseppe Alves de Oliveira, ligados a outras forças de segurança de várias partes do Brasil.

O evento de lançamento ocorrerá nesta terça-feira, 13, às 16h30, no Auditório da Reitoria da UFT, em Palmas e conta com o apoio do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional da Universidade Federal do Tocantins (Profiap/UFT).  A obra foi organizada pelos professores Flavio Augustus da Mota Pacheco, Cleiton Silva Ferreira Milagres e George Lauro Ribeiro e Brito como produto final da disciplina de Teoria das Organizações.

George Lauro Ribeiro e Brito, coordenador do Profiap, aponta que o material produzido é um avanço para os estudantes e para o programa de pós-graduação: “Essa produção é um passo importante e interessante para o Programa, uma vez que desperta nos mestrandos iniciativa científica, considerando ainda temáticas fundamentais e diretamente relacionadas às linhas de pesquisa do Programa, fortalecendo a relação de teoria e prática que é base do mestrado profissional”.

Organizador do livro, o docente Flavio Pacheco, ressalta que “ministrar a disciplina foi prazeroso, principalmente pelo fato da maioria dos estudantes serem servidores, e também profissionais da área pública, tornou os debates práticos e realistas; e ao final da disciplina, termos como produto um livro com alta qualidade, é ainda mais realizador. Meus agradecimentos a cada um dos autores dos capítulos, e aos colegas e pesquisadores convidados. Vamos em frente em busca de mais obras como essa”.

Essa também é a opinião do professor Cleiton Milagres: ''Trabalhar com a disciplina de Teoria das Organizações e ter como resultados inúmeros artigos para compor essa obra, significa que podemos gerar produtos com qualidade ainda durante o processo de ensino aprendizagem. O mestrado profissional, como o Profiap, permite que o aluno traga para o debate em sala questões do cotidiano de suas organizações. Os capítulos desse livro é a sistematização do que foi trabalhado em sala, na perspectiva do ambiente Organizacional dos alunos, o que enriqueceu os conteúdos ministrados e, de certa forma, agrega para todo o programa". (Com informações da UFT).