A Perita Oficial Dunya W. Spricigo, do Tocantins, participa da solenidade de posse da nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, em Brasília

13/03/2023 30/03/2023 18:03 301 visualizações

A Perita Oficial Criminal Dunya W. Spricigo, vice-presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito) e Diretoria Jurídica da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), participou na sexta-feira, 10, em Brasília, da solenidade de posse da nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

No evento também foi comemorado os 34 anos de existência da entidade e Dunya W. Spricigo representou a perícia criminal do Tocantins. A solenidade contou a presença de várias autoridades, como o Diretor da Polícia Federal, dr. Andrei Passos e o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, além dos diretores Técnico-Científico (Ditec), Roberto Reis Monteiro Neto, e do Instituto Nacional Nacional de Criminalística (INC), Carlos Eduardo Palhares Machado.

Na ocasião, também foi realizada a primeira reunião de diretoras e diretores regionais e sub-regionais da gestão. O encontro ocorreu nos dias 9 e 10 de março, no Hotel Quality, na Capital Federal. Os peritos criminais federais alinharam estratégias e discutiram ações relacionadas à carreira. Entre outros pontos, foram debatidos temas como recomposição salarial, abertura de vagas para a categoria, necessidade de concursos, autonomia técnica, científica e funcional da classe e a importância da criminalística e do protagonismo da perícia oficial na persecução penal.

O presidente Willy Hauffe conduziu a reunião, que contou com a participação de 27 diretores representantes dos Estados, além de 17 membros da Diretoria Executiva. Hauffe chamou atenção para a necessidade de fortalecer e unir a categoria contra ataques sistemáticos às atribuições da criminalística federal. Hauffe  ressaltou ainda que quer a perícia criminal estadual como parceira da APCF.