Perito Oficial do Tocantins, Pedro Fernando Veloso dos Passos, conclui mestrado em química analítica pura e aplicada em universidade da Bahia

28/02/2023 30/03/2023 18:03 406 visualizações

Da Ascom

O Perito Oficial do Tocantins, Pedro Fernando Veloso dos Passos, defendeu nesta terça-feira, 28, na Universidade Federal do Oeste da Bahia, na cidade de Barreiras (BA), sua tese de mestrado em química analítica pura e aplicada. A pesquisa teve como objetivo identificar adulterantes e determinar cocaína em drogas apreendidas no estado do Tocantins para uma abordagem de inteligência forense.

O trabalho de mestrado do Perito Tocantinense consistiu em analisar 98 amostras sendo 52 na forma de pó e 46 na forma de crack. Onde utilizando a técnica analítica em cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massa foi possível identificar os adulterantes presentes nessas drogas como cafeína, fenactina, tetracaina, orfenadrina, lidocaína. Determinar o teor de cocaína nessas drogas.

Com isso, conforme explica o Perito, ‘foi possível realizar várias aplicações na área da inteligência forense como saber a tendência de consumo da cocaína de rua, juntamente com a polícia civil determinar a possível localização de um laboratório clandestino, descobrir substância tóxica ao usuário, entre outras possibilidades’, pontua o Perito Pedro Fernando Veloso dos Passos.