Centenas de servidores fazem mobilização na Aleto e no Palácio Araguaia para cobrar do Governo a PEC de correção de teto salarial para que recebam integralmente seus salários

04/10/2023 18/10/2023 20:49 483 visualizações

Centenas de servidores  públicos de diversas categorias, impactados pelo sub teto salarial imposto pelo governo do Tocantins que retira parte dos salários dos servidores todo mês, sindicatos e entidades representativas fizeram uma grande mobilização na tarde dessa terça-feira, 03, na Assembleia Legislativa e no Palácio Araguaia. Eles querem a desvinculação do teto ao subsídio do governador, para ter como referência a remuneração do desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins, como prevê a lei na Constituição Federal (CF).

Os servidores cobram do Governador Wanderlei Barbosa a elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que estabeleça o subteto único para os servidores estaduais da mesma forma que outros Estados. A mobilização, na avaliação dos presentes, representa um passo importante em direção a uma solução para a questão salarial desses profissionais, pois o problema já se arrasta por mais de 10 anos sem solução adequada.

Atualmente apenas os Estados de Tocantins, Bahia, Sergipe, São Paulo, Paraná, Paraíba e Espirito Santo ainda adotam o teto político do subsídio de governador para seus servidores, o que resulta, além de contrariar a Constituição Federal, em prejuízos a essas categorias sendo o Tocantins o mais baixo entre estes.

Em fala durante a mobilização, o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, lembrou da importância dos servidores para o funcionamento da máquina pública. ‘Eu espero que não seja necessário cada sindicato fazer sua assembleia. Agora, vale ressaltar que nós representamos a Segurança Pública do Estado, a Saúde, a arrecadação e a Justiça, então esses servidores é que carregam o Estado nas costas, então temos que ter a força de receber o que é nosso’, pontou Silvio Jaca.

Silvio destacou, durante sua fala, que ‘quando o Perito está na rua ele não atende parcialmente porque o salário dele vem parcial, quando o delegado está investigando, ele não investiga só uma parte porque o salário dele vem parcial, quando o médico vai operar ele não opera só metade dos pacientes, nós fazemos o nosso trabalho de forma integral, merecemos receber integral também’ destacou o presidente, lembrando que ‘os profissionais da Segurança Pública arriscam suas vidas integralmente’.

Mudança de local

A reunião estava marcada inicialmente para acontecer no auditório do Palácio Araguaia, mas foi desmarcado pelo Executivo em cima da hora, o que levou a mobilização para a Assembleia Legislativa, onde centenas de servidores se fizeram presentes, e contou com  representantes de diversas categorias, incluindo Peritos Oficiais Criminais, Auditores Fiscais, Policiais Militares, Delegados, Médicos, Servidores da Justiça e outros profissionais do serviço público do Tocantins. Além dos deputados Nilton Franco, Júnior Brasão e Janad Valcari, que manifestaram apoio à mudança na Lei.