Polícia Científica do Tocantins dá show em desfile da Independência na Capital e público aplaude de pé em reconhecimento ao importante trabalho da Perícia

08/09/2022 20/10/2022 15:15 670 visualizações

Centenas de palmenses movimentaram as avenidas do entorno da Praça dos Girassóis, na Capital, nesta quarta-feira, para acompanhar o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro e uma das atrações mais aplaudidas pelo púbico, foi o da Polícia Científica, que deu um verdadeiro show na apresentação com viaturas e equipamentos da corporação usados na investigações científicas.

Um dos momentos mais marcantes da apresentação da Polícia Científica ocorreu quando os Peritos Oficiais do Tocantins pararam de frente para o público, saíram das viaturas e simularam um atendimento Pericial em local de crime, expondo as maletas com os equipamentos e demonstrando como funciona o conjunto de procedimentos científicos relacionados à elucidação de um evento delituoso. O público aplaudiu de pé como forma de reconhecimento ao importante trabalho prestado ao Tocantins pela Categoria. O momento marcou o desfile como um dos mais elogiados.

Na apresentação foram expostos vários veículos da Polícia Científica do Tocantins, sendo dois da área de criminalística, um do Instituto Médico Legal (IML) e outro do Instituto de Identificação do Tocantins, maletas usadas em local de crime com diversos equipamentos como kit de coleta de impressões digitais, luzes forenses para detecção de vestígios biológicos e químicos, com lanternas especiais, óculos especiais para uso combinado com luzes forenses e câmeras para fotografias criminais.

Roteiro

O desfile que este ano contou com uma apresentação inédita da Polícia Científica, começou com a entrada e recuo da Banda do Exército Brasileiro. Em continuidade, apresentaram-se pelotões da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Universidade da Maturidade (UMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE), escolas municipais e estaduais, Ordem DeMolay, Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO), Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Tocantins e Guarda Metropolitana de Palmas (GPM).

Aproximadamente 60 veículos formaram os pelotões com as tropas mecanizadas compostas pela Guarda Metropolitana de Palmas (GPM), Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO), Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro e Marinha do Brasil. O cronograma deste ano se voltou para o bicentenário da Independência do Brasil.