Perita Oficial Criminal, Maira Matsuda, participa de Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

29/08/2022 13/09/2022 08:30 466 visualizações

A Perita Oficial Criminal do Tocantins, Maira Matsuda participa do Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio que está acontecendo no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O curso teve início nesta segunda-feira, 29, e segue até a próxima sexta-feira, 02, de setembro. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), relatam que o suicídio mata mais que a malária, HIV, câncer de mama, algumas guerras e até homicídio.

O treinamento do qual a Perita Oficial participa é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins com o apoio da Fundação Pró-Tocantins e tem como objetivo atualizar as informações sobre suicídio e melhorar as técnicas de abordagem aos tentantes.

A corporação terá três bombeiros militares de cada uma de suas unidades no estado participando do curso, além de contar com representantes da Polícia Científica do Tocantins, da Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto Médico Legal (IML), alunos de cursos de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA), e Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

A Perita Oficial Maira Matsuda comentou sua participação no Curso. ‘Eu sou ponto focal da valorização profissional da Polícia Científica e participar de um curso com essa temática significa angariar conhecimento para que se possa elaborar ações de prevenção, intervenção e posvenção, ações essas que compõe o triângulo da vida’, destaca a Perita.

‘Entendemos a exposição diária dos nossos profissionais da Polícia Científica e os impactos físicos e emocionais que as atividades podem proporcionar, logo é necessário conhecer para prevenir e treinar para salvar. Que todos possam entender e aprender a olhar paro lado e se auto observar com compaixão, esperança e conexão’, finaliza Maira Matsuda.

O Curso

O curso será ministrado pela equipe do tenente-coronel José Edir Paixão de Sousa, do CBMCE, que tem vasta experiência no assunto, chegando a ministrar o tema em outros países, bem como ter publicado o livro com o título Suicide by Cop – Suicídio de Policial e Suicídio Noutra Perspectiva, e co-autor do Livro Abordagem na Tentativa de Suicídio: Manual Teórico-prático para Profissionais da Segurança Pública. (Com informações do Tocantins News).