Em reunião com representantes da Polícia Civil Governo define que enviará novo PCCS da classe à Assembleia Legislativa até a próxima terça-feira

23/03/2022 11/04/2022 16:24 447 visualizações

Os representantes da Polícia Civil do Tocantins receberam um posicionamento favorável à causa do PCCS linear e isonômico do Executivo Estadual. Essa era uma das principais reivindicações feitas pela categoria na mobilização realizada na última segunda-feira, 21, na frente da Secretária de Estado da Segurança Pública e na Sede do Governo, o Palácio Araguaia.

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO), Suzi Francisca, esteve na reunião com  representantes do Executivo Estadual, que ocorreu na noite desta terça-feira, 22, no Palácio Araguaia. Na ocasião as partes firmaram acordado para que o novo modelo de PCCS seja enviado pelo Governo à Assembleia Legislativa para apreciação e votação, no máximo até a próxima terça-feira, 29.

Segundo informações de representantes da PC, na reunião com do Conselho Gestor, foi relatado que o parecer solicitado pelo Governo a PGR não indicou prejuízos ao envio do projeto, desde que fosse dentro dos parâmetros orçamentários já negociados.

Devido a isso, a proposta inicial de distribuição linear do montante disponível no orçamento da Polícia Civil foi mantida. Do valor previsto para a categoria, parte será destinada aos pagamentos da data base e para o reajuste. Quanto às progressões atrasadas, foi negociado que serão pagos os atrasados referentes até o mês de dezembro de 2020.

“O Projeto de Lei será encaminhado na terça-feira para a Assembleia Legislativa e nós estamos confiantes de que o governador vai atender o nosso pedido, com linearidade e isonomia para todos os policiais civis”, relatou a presidente do Sinpol, Suzi Francisca, ressaltando que,  “as entidades representativas estão comprometidas com a luta pela garantia dos direitos da categoria”.

Também presente na reunião, o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca disse que “os sindicatos reforçaram o pedido por tratamento linear e isonômico, além de agilidade do Governo do Tocantins no envio dos PLs da categoria”, pontuou.

Presenças

Estiveram presentes na reunião, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira, o secretário Chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, o procurador Geral do Estado (PGE), Kledson de Moura Lima, o secretário de Planejamento, Sergislei Silva de Moura e o secretário de Cidadania e Justiça Deusiano Amorim. Além do superintendente da Secretária da Secad, Paulo Henrique, representando o titular da Pasta, Rafael Sulino de Castro.

Entre os representantes classistas participaram da reunião os presidentes do Sinpol-TO e do Sindiperito, Suzi Francisca e Silvio Jaca, respectivamente. Também estiveram presentes no Palácio outros representantes de classe da Polícia Civil. São eles o segundo vice-presidente do Sinpol, a presidente da Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Aspol-TO), Leyza Machado, a presidente da Associação dos Escrivães de Polícia do Tocantins (Aepto), Vladya Souza, e Neuma Kelen, representando a Associação dos Policiais Civis Papiloscopistas do Estado do Tocantins (Aspa).

Sinpol-TO reforça novamente o seu compromisso na luta pela garantia dos direitos dos servidores da Polícia. O Sindicato tem atuado ativamente para garantir a valorização dos profissionais de segurança. (Com informações da Ascom do Sinpol-TO).