Sindiperito, Peritos Oficiais do Instituto de Criminalística e do Instituto de Identificação participam da Feira de Ciências do Centro de Ensino Médio Castro Alves

29/11/2022 10/12/2022 10:35 645 visualizações

Da Ascom

A Feira de Ciências realizada pelo Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves de Palmas e por seus alunos, no último dia 25, contou com a importante parceria do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito) e dos institutos de Criminalística, de Identificação e do IML, que compõem a Polícia Científica Estadual. Nesta edição, os alunos do 3º Ano do Ensino médio apresentaram um trabalho voltado para atuação da Perícia Oficial Criminal. 

Porém, antes da Feira, os alunos buscaram informações com o Sindiperito e também receberam apoio da entidade que atuou fornecendo parte do material para ilustrar o trabalho e ideias para montagem dos cenários, além de auxiliar os alunos na parceria com os institutos que compõem a Polícia Científica do Tocantins. 

O presidente do Sindiperito, Silvio Jaca, destacou a importância dessa parceira com os alunos. ‘Eles escolheram o tema e nos procuraram para obter informações sobre a profissão e sobre o trabalho realizado pelos Peritos Oficiais e pelos institutos que compõem a  Polícia Científica (IC, II, IML) e o Sindiperito ajudou com parte do material para ilustrar o trabalho e ideias para montagem dos cenários, é muito importante para os Peritos contribuir com o trabalho deles e levar até classe estudantil mais detalhes sobre o trabalho da Perícia Oficial Criminal e seu papel na sociedade’, destacou Silvio. 

Os Institutos enviaram Peritos, um de local de crime e um da área de identificação, para acompanhar os alunos e demonstrar alguns equipamentos usados pelos Peritos nos locais e em alguns exames, participaram os Peritos Oficiais Tiago Scapini e Tito Lustosa. Assim, os alunos puderam simular coleta de impressões digitais, material biológico e vestígios materiais sob a supervisão dos Peritos Oficiais usando as técnicas similares as reais usadas nas cenas de crime’, ressaltou o Perito. 

Alunos agradecem parceria

O estudante do 3ª Ano, Íthalo Marques Pereira Gomes fez questão de destacar a importância da parceira. ‘O Silvio nos auxiliou em tudo, sobretudo, quando fomos visitar os institutos e os laboratórios da Polícia Científica, ele nos ajudou pedindo para que alguns Peritos estivessem lá na feira para nos ajudar, foi uma parceria de grande valia para nós, enriqueceu muito o nosso trabalho e nos trouxe bastante conhecimento’, afirmou o aluno.