Peritos Oficiais da Polícia Científica coletam DNA de doze presos condenados na Unidade Prisional de Dianópolis; material irá para a Rede Integrada do Banco de Perfis Genéticos

28/10/2022 30/11/2022 16:27 383 visualizações

Da Ascom

Peritos da Polícia Científica que fazem parte do Instituto de Criminalística do Tocantins, coletaram na manhã desta sexta-feira, 28, material genético de doze presos condenados, que cumprem pena na Unidade Prisional de Dianópolis, na região Sudeste do Estado. O material coletado irá para a para a Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG). Os Peritos Tiago B. Scapini e Túlio Cerqueira Maranhão Machado de Sousa atuaram na coleta e foram auxiliados pelo motorista Luis Carlos Pereira, responsável pelo transporte.   

A perita criminal oficial do laboratório de genética forense, Mabel Proence, explicou que “essas coletas fazem parte do projeto de condenados, em obediência à lei de Execução Penal (Lei 7.210/ 84) em seu art 9A. Este projeto é para fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG). As coletas são realizadas por método indolor e não invasivo (mucosa oral) para extração do DNA e inserção dos perfis genéticos nos Bancos de Perfis Genéticos”, explicou a perita. 

Questionada sobre a importância do procedimento, Mabel Proence disse que “após estarem nos bancos de perfis genéticos, são realizadas comparações dos perfis genéticos dos condenados com outros perfis  já cadastrado nos bancos, bem como com perfis genéticos de vestígios encontrados em locais de crime. Desta forma, muitos crimes interestaduais ou até o momento sem resolução são descobertos. Além disso, indivíduos que foram presos erroneamente podem ser inocentados, finalizou.