Dia do Papiloscopista: saiba o que faz e onde atua esse Policial Civil; no Tocantins, homenagens marcam o reconhecimento desses profissionais

05/02/2023 13/03/2023 10:25 758 visualizações

Neste domingo, 5 de fevereiro, é comemorado o dia do Papiloscopista e para homenagear esses profissionais especializados em impressões digitais, face, revelação, armazenamento e confronto de fragmentos papilares e identificação humana, o Instituto de Identificação do Tocantins realizou uma homenagem alusiva a Data em parceria com o SINDIPERITO.

A homenagem, um café da manhã ocorrido na sexta-feira, 3, contou com a presença de representantes das categorias da Polícia Civil, do secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, do Deputado Estadual Moisemar Marinho, do secretário Executivo da Pasta, delegado Reginaldo Menezes, da diretora do Instituto de Identificação, Elaine Tonon, do presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, da Policial Civil Naides Cesar que também é papiloscopista e presidiu o Instituto por mais de 4 anos  e alcançou resultados importantes para a Polícia Civil no Estado, no cenário nacional e de servidores da Pasta.

Ser papiloscopista é atribuir cidadania, já que cabe a eles produzir e emitir a carteira de identidade, por meio da qual a pessoa assegura seus direitos e garante sua cidadania. Vale ressaltar que a Papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas presentes nas palmas da mão e na sola dos pés, por isso, o trabalho desses profissionais é de suma importância para a Polícia Judiciária, Ministério Público e Poder Judiciário no esclarecimento de crimes, sobretudo os mais complexos.

Para o secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Wlademir Costa, os papiloscopistas são fundamentais para a garantia da segurança do Estado. “Vocês têm prestado um trabalho relevante em mais de cem municípios tocantinenses. Não só emitem RG ou fazem identificação criminal, realizam um trabalho que traz cidadania para as pessoas”, enfatizou o secretário, destacando o empenho da gestão no fortalecimento do Instituto de Identificação, que só no ano de 2022 entregou 27 novos Núcleos de Identificação. Ao todo já são 112 Núcleos descentralizados no Estado.

O deputado Moisemar Marinho também parabenizou os Policiais Civis e o trabalho importante que é desempenhado pelos papiloscopistas. "Parabenizo todos vocês por se dedicarem e realizarem este belo trabalho para toda a sociedade. Esperamos que muitos avanços cheguem até a categoria. Muitas pautas serão discutidas este ano na Assembleia e eu reitero meu compromisso com a Polícia Civil. Pautas importantes que mexem diretamente na vida de todos vocês. Sigo à disposição ", destacou.

Já a diretora do instituto de identificação, Elaine Tonon, reforçou que o objetivo é melhorar a cada dia o Instituto. "Temos muito trabalho reconhecido, muitas parcerias e com resultados de sucesso. Nossa profissão é apaixonante. Pois é algo que você individualiza o ser, tornando-o único", frisou a Diretora ao parabenizar os colegas.

No Tocantins, 110 policiais civis são papiloscopistas do quadro da Polícia Civil, atuam no Instituto de Identificação, em Palmas, e nos núcleos de identificação nas regionais de Araguatins, Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Dianópolis.