Governador assina Decreto que antecipa retroativos dos servidores; Decreto que implementa data-base para quem não tem paridade também é publicado

02/07/2022 18/07/2022 14:48 675 visualizações

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa assinou nessa sexta-feira, 01, o Decreto que normatiza a antecipação dos passivos devidos pelo Estado aos servidores públicos estaduais. Com isso, os servidores poderão realizar o adiantamento dos retroativos junto às Instituições Financeiras, no formato de cessão de crédito.

Essa tem sido uma das lutas priorizadas pelo presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, em sua agenda de reivindicações junto ao Executivo Estadual. Foram diversas reuniões realizadas com membros do Governo nas últimas semanas, onde Jaca cobrou urgência na publicação do Decreto.

Na terça-feira, 28, doze entidades sindicais representantes dos servidores protocolaram um documento ao Governo em que cobrava agilidade na publicação do decreto. O presidente do Sindiperito, Silvio Jaca, figura entre os que assinaram o oficio.

Agora, depois da assinatura e publicação do Decreto, o Sindiperito vai focar na análise do conteúdo do documento com a finalidade de garantir que os Peritos Oficiais do Tocantins sejam melhor atendidos com seus benefícios adquiridos.

“Essa é uma vitória, certamente, mas o trabalho do Sindicato ainda não terminou. Precisamos analisar e garantir que o que está no Decreto não irá prejudicar nenhum policial civil. Não podemos deixar que nenhum servidor se torne refém das Instituições Financeiras, caso o Estado atrase os repasses”, garantiu o presidente Silvio Jaca.

Em conversa com o gerente do Banco do Brasil, a presidente do Sinpol e o presidente do sindiperito foram informados de que o adiantamento poderá ser feito de forma parcial ou total. O servidor poderá optar pela forma que achar melhor e que, dependendo da escolha, então será definido o percentual de juros que será embutido.

Data-base

Em conversa com o Presidente do IGEPREV, Silvio Jaca solicitou a implementação dos 6% da Data-Base da Polícia Científica para aposentados e pensionistas que não tem paridade. O presidente do IGEPREV, Sharlles Fernando Bezerra Lima, garantiu ao presidente que essa implementação seria realizada por meio de Medida Provisória.