Peritos coletam DNA de presos em Miracema e Porto Nacional para formar banco genético e ajudar nas investigações de crimes

18/02/2022 18/02/2022 14:35 496 visualizações

Peritos do Instituto de Criminalística do Tocantins coletaram material genético de 78 presos condenados, que cumprem pena nas unidades prisionais de Miracema do Tocantins e Porto Nacional. Os procedimentos ocorreram na última terça-feira, 15, e na manhã desta sexta-feira, 18, nos dois municípios, respectivamente, sendo feitas 43 coletas em Miracema e 35 em Porto Nacional.

A perita criminal oficial do laboratório de genética forense, Mabel Proence, explicou que “essas coletas fazem parte do projeto de condenados, em obediência à lei de Execução Penal (Lei 7.210/ 84) em seu art 9A. Este projeto é para fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG). As coletas são realizadas por método indodor e não invasivo (mucosa oral) para extração do DNA e inserção dos perfis genéticos nos Bancos de Perfis Genéticos”, explicou a perita.

Questionada sobre a importância do procedimento, Mabel Proence disse que “após estarem nos bancos de perfis genéticos, são realizadas comparações dos perfis genéticos dos condenados com outros perfis  já cadastrado nos bancos, bem como com perfis genéticos de vestígios encontrados em locais de crime. Desta forma, muitos crimes interestaduais ou até o momento sem resolução são descobertos. Além disso, indivíduos que foram presos erroneamente podem ser inocentados, finalizou.