Servidor público e aluno de Arquitetura da UFT desenvolve projeto de construção da nova sede da Perícia do Tocantins

14/02/2022 14/02/2022 08:31 844 visualizações

O servidor do Instituto de Criminalística do Tocantins e agora formando do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Lucas Matheus Leopoldo Neire, pesquisou e defendeu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um projeto de construção de uma nova sede para o Instituto. A pesquisa que ganhou o tema "Arquitetura Institucional: Uma nova sede para o Instituto de Criminalística do Tocantins" foi realizada entre abril do ano passado e o início deste mês.

Servidor efetivo do Instituto desde 2013 e um profundo conhecedor das dependências do prédio na Capital, Lucas foi mais longe antes de construir sua pesquisa e apresentar a banca examinadora. Fez um levantamento sobre todos os espaços do prédio, ouviu servidores, incluindo peritos, e constatou a necessidade de espaços mais amplos para melhor acomodar os servidores. Destaque, segundo ele, para o setor de balística e laboratórios.

Lucas relatou a reportagem, que a idéia foi propor algo diferente, útil para a população do Estado e que fosse inovador. “Como eu já sou servidor do Instituto há quase 9 anos e sei da importância do órgão para a segurança pública, sobretudo, na elucidação dos crimes e é um lugar que precisa de uma estrutura melhor, pois muitas sessões têm espaços pequenos, caso do setor de balística onde os profissionais trabalham muito apertados, por falta de um espaço adequado, falta um tanque balístico, que é essencial ao trabalho destes profissionais. Também falta um espaço para os testes de tiros como existe em outros estados, quando eles fazem os testes o barulho é muito alto porque não tem tratamento acústico”, relata, ressaltando que, “boa parte das sessões do Instituto funcionam na Cidade da Polícia Civil, justamente por falta de espaço”

Segundo relatou Lucas, outro ponto que o motivou a optar pelo tema foi fato de “o prédio atual do Instituto não ter mais capacidade para suportar a demanda de perícias, o laboratório tem um espaço muito pequeno, apesar de está passando agora por uma reforma, não ficará cem por cento, se comparamos a necessidade de espaço que temos. Então foi a partir disso que comecei a amadurecer a idéia e desenvolver um projeto novo para o Instituto, pesquisei todo o histórico, referencias de ICs de outros estados, entrevistei os peritos para ouvir o desejo deles e assim a pesquisa foi desenvolvida”, conta o servidor.

O projeto conta uma arquitetura moderna, com espaços amplos internos e externos e um belo estacionamento. Questionado se pretende apresentar sua obra ao Governo do Governo do Estado, Lucas disse que, “eu até penso nisso, mas é complicado. Um projeto desse porte é difícil que seja construído com verba estadual justamente porque o argumento sempre será a falta de recursos, mas se tiver a oportunidade, quero apresentar sim, ao governo. Porém, a superintendente está com planos de ir à Brasília apresentar o projeto para tentar captar recursos necessários O IC precisa de uma sede bem estruturada há muito tempo”, finalizou.