SINDIPERITO APOIA CICLO DE ESTUDOS DE CASOS REALIZADO PELO DPT

19/02/2015 21/02/2020 10:57 1029 visualizações

Acontece nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a abertura do I Ciclo de Caso de Polícia Científica, evento realizado pelo Departamento de Polícia Técnico Científico – DPTC, da Secretaria de Segurança Pública, tendo como foco a Perícia do Tocantins. No evento, que serão discutidos casos de perícia e seus êxitos obtidos, o gerente do Instituto Médico Legal – IML, Jorge Guardiola, vai ministrar o tema “Achados Periciais em Asfixia por Esganadura – Estudo de um Caso Real”. 

Segundo Guardiola, a palestra deve ressaltar a importância de observar certos achados em mortes com causas aparentemente naturais ou indeterminadas, em que faltem informações. O evento busca alcançar integrantes do IML e do Instituto de Genética Forense (IGF), do Instituto de Criminalística (I.C) e Instituto de Identificação (I.I), além de delegados de Polícia Civil e integrantes da comunidade científica civil, bem como, outros interessados, ao exemplo de professores e estudantes universitários.

O diretor do Departamento de Polícia Científica, Gilvan Nascimento Nolêto, explicou que essa iniciativa surge da necessidade dos especialistas compartilharem conhecimentos adquiridos a partir de casos vivenciados. “Nunca um caso é igual a outro. Às vezes temos casos ricos em informações que não são compartilhados e o conhecimento deles é necessário para o aprimoramento profissional, tanto na Capital, quanto no interior”.

Nolêto informou que a proposta do Ciclo de Estudos é que haja uma nova palestra na segunda sexta-feira de cada mês. “Nossa intenção é que a Polícia Científica inaugure um novo momento, onde os profissionais estejam determinados a perseguir melhor qualidade nos trabalhos, atendendo à justiça na redução da impunidade que vai ao encontro dos anseios da população”.

O Sindicato de Peritos Oficiais do Estado do Tocantins - Sindiperito apoia o evento. Para o presidente, Glediston Vaz Vespúcio, "Esta é uma valiosa oportunidade para a integração da categoria com as diversas áreas da perícia oficial do Tocantins". Além dos peritos oficiais o evento é aberto a toda a população que deseja conhecer sobre o trabalho da perícia em suas diversas áreas de atuação.