Perícia Criminal requer permanência da Dra. Camila Pintarelli no Ministério da Justiça

07/01/2026 07/01/2026 18:13 201 visualizações

A permanência da Dra. Camila Pintarelli no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é um anseio dos representantes da Polícia Científica (Perícia Criminal) em todo o País. A avaliação predominante entre entidades da categoria é de que sua continuidade na pasta representa um avanço importante para o fortalecimento da Polícia Científica nacional.

No Tocantins, assim como em diversos outros estados, o Sindicato de Peritos Oficiais manifesta-se por meio de nota oficial prestando apoio total e irrestrito à permanência da Dra Camila Pintarelli. A entidade destaca a atuação da gestora como uma das principais apoiadoras da categoria dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre os pontos ressaltados estão o empenho da Dra. Camila na viabilização de atas de registro de preços para aquisição de equipamentos periciais, com qualidade técnica e custos acessíveis, além de sua participação ativa em eventos relevantes da área, como o Congresso Nacional de Criminalística (CNC), o InterForensics e seminários promovidos pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC).

Outro destaque citado pelas lideranças da Perícia é o posicionamento público da Dra. Camila em defesa da autonomia da Polícia Científica — postura considerada inédita entre autoridades do Ministério da Justiça. Segundo representantes da categoria, o apoio à autonomia pericial é fundamental para fortalecimento da Segurança Pública.

Após diálogo com a presidência da Associação Brasileira de Criminalística, a avaliação é de que a permanência de Camila Pintarelli no MJSP é positiva e estratégica para o futuro da Polícia Científica no Brasil. As notas de apoio divulgadas pelas entidades também são vistas como uma forma de reconhecimento e gratidão, além de um esforço coletivo para fortalecer a continuidade de políticas públicas voltadas à valorização e ao desenvolvimento da perícia oficial no país.