Atleta tocantinense de 13 anos conquista título de Mestre Nacional Feminina em torneio brasileiro de xadrez

10/12/2025 10/12/2025 09:31 142 visualizações

Da Ascom

A jovem enxadrista Yanni Queiroz Costa, de 13 anos, garantiu o título de Mestre Nacional Feminina (MN-F) após sua participação na 8ª rodada do 65º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez Feminino, realizado neste mês de dezembro, em Recife (PE). A atleta é filha dos peritos oficiais Peterson Oliveira Costa e Maurícia Queiroz Costa.

A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) confirmou que a pontuação obtida por Yanni — 4,5 pontos até a oitava rodada — é suficiente para a outorga do título nacional, uma das principais classificações do xadrez brasileiro.

O pai da atleta, Peterson Costa, relatou que a filha enfrentou dias desafiadores durante o campeonato, destacando um episódio ocorrido no domingo, 7. “Ela estava chorando, com medo da adversária, e me pediu para fazer uma chamada de vídeo. Orei com ela, disse que a amava e que ela era motivo de orgulho”, disse. 

Ele também registrou a superação da jovem ao longo do torneio: “De lá para cá ela não perdeu mais nenhuma partida e alcançou uma pontuação que imaginávamos inatingível nesse estágio”, destacou o pai da atleta. 

Yanni competiu contra enxadristas muito mais experientes, algumas com 30, 40 e até 50 anos de idade, e conseguiu manter desempenho de destaque que lhe garantiu a nova titulação oficial.

A CBX deve formalizar o reconhecimento da atleta, que passa a integrar o grupo de jovens promessas do xadrez nacional.