Dia do Médico Legista: reconhecimento e dedicação destes profissionais mostram a ciência da Medicina Legal em prol da Justiça

07/04/2024 16/04/2024 12:18 99 visualizações

Da Ascom

Neste domingo, dia 7 de abril é celebrado o Dia do Médico Legista, uma data que reconhece o trabalho essencial desses profissionais na busca pela verdade e justiça. Profissionais que desempenham um importante papel na determinação das circunstâncias e causas de mortes a serem esclarecidas, realizando necropsias para identificar lesões, ferimentos, patologias e quaisquer evidências que possam indicar a causa da morte, bem como também atuam em exames em pessoas vivas para identificar lesões corporais e outros tipos de agressões à pessoas vítimas de violência. 

Além disso, os médicos legistas coletam material biológico para identificação das vítimas e conduzem análises laboratoriais essenciais, dando assim, uma grande contribuição às investigações policiais em busca da verdade através da medicina.

Para a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e o Sindicato de Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), o Médico Legista é um profissional indispensável para a Perícia Criminal e para a Justiça. ‘Nessa data (07 de abril), parabenizamos a todos os nossos colegas e amigos que laboram dia e noite nesta abençoada profissão e que contribuem para nossa sociedade revelando a verdade através da medicina para que a justiça seja feita. Feliz dia do Médico Legista’.

‘O Sindiperito e a ABC continuam trabalhando para que nossos profissionais tenham seus direitos e prerrogativas garantidos e cada dia mais estrutura, condições dignas de trabalho e orgulho da profissão’, destacaram em homenagem à classe.