Avanços nas investigações: Primeiro teste de Controle de Qualidade do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) a ser implantado no Tocantins é realizado em Brasília

27/03/2024 16/04/2024 12:18 162 visualizações

Ocorreu em Brasília, entre os dias 21 e 25 de março, o primeiro teste de Controle de Qualidade do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB). O teste é um dos procedimentos de controle de qualidade previstos para o Sistema. O Tocantins, um dos estados a receber o sistema também participou dos testes na Capital Federal.

Com o novo sistema o Tocantins poderá fornecer e receber informações estratégicas para auxiliar nas investigações criminais e correlacionar crimes que envolvam armas de fogo em todo o País. Será possível, por exemplo, saber se uma arma usada para roubo de banco no Estado já foi utilizada em outros crimes fora do Tocantins.

O sistema já é utilizado para investigação criminal em 12 Estados e na Polícia Federal. Com ele, o trabalho da Polícia Científica do Tocantins, em breve, passará por modernização que permitirá mais agilidade nos trabalhos periciais. Nesta etapa, denominada Verificação Nacional de Qualidade, incidiu sobre todas as 40 centrais SINAB do País, incluindo a central de Goiânia e de Luziânia e do Tocantins, em Palmas.

Esse teste ajuda a identificar discrepâncias com a instrumentação e diferenças de operação entre as centrais SINAB. A do Tocantins concluiu o teste sem intercorrências e a expectativa é por um resultado positivo.