Governo entrega obra de revitalização dos laboratórios de Química e Toxicologia Forense a Polícia Científica do Tocantins

24/06/2022 01/07/2022 20:25 598 visualizações

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), entregou na manhã desta sexta-feira, 24, à Polícia Científica Estadual, a obra de revitalização dos laboratórios de Química e Toxicologia Forense, localizado na sede do Instituto de Criminalística e Medicina Legal em Palmas. A obra que contempla toda a estrutura laboral foi executada com recursos próprios da Pasta.

Para a equipe de Peritos Oficiais que atuam no Instituto (Jamayle  Silva Teles, Marcela Mona Sá  Santos e  Pedro Fernando Veloso  dos Passos), presentes na cerimônia, ‘com as novas instalações, os servidores poderão exercer suas funções com melhor fluxo de trabalho, com a divisão dos laboratórios, salas climatizadas, que permitem manter a estabilidade dos equipamentos, além de melhorar o espaço para digitalização de laudos. O novo espaço proporciona ainda a análise de entorpecentes utilizando novos equipamentos’.

A reforma, conforme os Peritos, vai ‘melhorar os fluxos de trabalho, o que possibilita evitar a contaminação cruzada e resultados mais confiáveis das análises. A divisão  os laboratórios permitiu separar fisicamente  os laboratórios  de química  e toxicologia forense envitando que as drogas brutas pudessem contaminar as amostras biológicas,  o que poderia ocasionar falso- positivo em exames toxicológicos em matrizes como sangue,  urina, humor vítreo’, destaca a equipe

Outro ponto positivo da reforma que a equipe de Peritos Oficiais faz questão de destacar é que ‘com todas as salas climatizadas melhora a performance e vida útil  dos equipamentos que trabalham em uma faixa de temperatura ideal.    Vale ressaltar que a revitalização do laboratório  deixou o espaço  mais humanizado e harmônico  para realização  das funções  administrativas como a digitação  de laudos periciais’.

Ainda segundo os Peritos Oficiais, ‘as novas divisões  foram dimensionadas  para receber novos equipamentos e assim aumentar rol de análises e consequentemente dar respostas satisfatórias à sociedade tocantinense, no qual terá  uma Polícia  Científica  mais célere e eficiente’, .

Presenças

A cerimônia contou a presença do secretário da SSP-TO, Wlademir Costa, do delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Ferreira, da superintendente da Polícia Científica, Aldênis Bezerra, do diretor técnico do IML, Itamar Magalhães Gonçalves, de Peritos Oficiais, servidores do setor e do Presidente do Sindiperito Silvio Jaca.