Dia do Perito Criminal: Segurança Pública homenageia profissionais que trabalham em prol da justiça

03/12/2021 03/12/2021 08:31 553 visualizações

Tocantins conta com a atuação de 224 Peritos Oficiais Criminais.

Com certeza você já deve ter visto alguma cena de filme ou série que mostra um profissional na cena do crime coletando vestígios e procurando provas como fios de cabelo, impressões digitais ou manchas de sangue. Este profissional de extrema importância para a elucidação de casos é o Perito Criminal que é especialmente lembrado neste dia 4 de dezembro, quando se comemora o seu dia.

O perito é responsável pelo levantamento de evidências que possam ajudar a solucionar casos. Além de fazer a coleta dos vestígios, ele realiza exames laboratoriais específicos em objetos, reconstituição da cena do crime, análise em armas, exames no corpo da vítima, entre outras investigações. Eles também atuam em laboratórios, com análises e elaboração de relatórios sobre o material encontrado.

Há 13 anos atuando como perito no Tocantins, José Carlos Rezende fala com orgulho da profissão que escolheu exercer e reforça que são várias as áreas de atuação dos profissionais. - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Há 13 anos atuando como perito no Tocantins, José Carlos Rezende, fala com orgulho da profissão que escolheu exercer e reforça que são várias as áreas de atuação destes profissionais. “O perito criminal pode atuar em crimes com violência ou em investigações que envolvam fraudes em documentação. Por exemplo, se identificarmos que uma gravação de áudio foi interrompida, podemos dizer que ela é inidônea. Se há alteração de pixel em uma foto, podemos dizer que ela não é original. São muitas as frentes de um trabalho feito com seriedade e comprometimento”, disse.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Marinho Jaca, também faz questão de falar do orgulho em comemorar a data. “Os Peritos do Tocantins se sentem orgulhosos em comemorar devido ao reconhecimento que a categoria recebe de toda a sociedade e pelo trabalho de auxiliar a Justiça revelando a verdade através da ciência. É uma data importante para lembrar a cada Perito da sua responsabilidade e do quão grande é a importância dessa prestação de serviço”, disse.

O secretário de estado da Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira, destaca que a homenagem é mais que justa tendo em vista que a atuação destes profissionais é ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação. “Parabenizamos os 224 Peritos Oficiais Criminais do Tocantins que contribuem para a busca de verdadeira justiça no Tocantins. Este é um reconhecimento mais que justo a estes profissionais. Toda nossa gratidão.”, disse Wlademir Costa.

Corroborando a fala do secretário, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, parabeniza a todos os profissionais pela dedicação e comprometimento. “São servidores de excelência, fundamentais no fortalecimento do trabalho da Segurança Pública”, destacou.

Origem do Dia do Perito Criminal

O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia.

Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.

Fonte: SSP