Da Ascom
O Perito Oficial Criminal e Médico, Dr. Rafael Tagori de Melo Cutrim Martins, integrante do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Diretoria subordinada a Superintendência de Segurança Integrada do Tocantins participou, neste domingo, 08, de um transporte aeromédico intermunicipal realizado entre os hospital Regional de Porto Nacional e HGP – Hospital Geral de Palmas.
A ocorrência atendeu um paciente em estado grave que precisou ser transportado de helicóptero para a Capital Palmas. O Perito Oficial e Médico, Dr. Rafael Tagori auxiliou a equipe médica do Hospital Regional de Porto Nacional na estabilização do paciente que deu entrada no HGP com vida. Conforme informou o Dr. Rafael Tagori o transporte ocorreu sem intercorrências.
O CIOPAER tem por finalidade promover a gestão, a integração e a otimização dos recursos humanos e aéreos disponíveis, por meio de atividades de policiamento ostensivo e repressivo e apoio às instituições e autoridades, cabendo-lhe:
I - executar as atividades aéreas de policiamento ostensivo e repressivo, bem como apoiar as atividades das instituições de segurança pública, como resgates, deslocamentos, levantamentos, buscas e salvamentos, combate a incêndios e defesa civil;
II - propor políticas operacionais aéreas e normas relativas às atividades de segurança, ingresso, formação, capacitação, ascensão técnica e distribuição de efetivos institucionais, bem como convênios e parcerias com entes federais, estaduais e municipais, visando à otimização dos recursos da Secretaria de Segurança quanto às atividades aéreas;
III - solicitar autorização ou sugerir ao Superintendente de Segurança Integrada as demandas operacionais que exijam o emprego de aeronave; IV - executar a fiscalização direta e indireta dos integrantes do CIOPAER, bem como orientá-los no desempenho das respectivas funções, conforme a legislação própria.