Avanço na Perícia: Tablet forense multiespectral adquirido pela Polícia Científica de Pernambuco identifica vestígios invisíveis de crimes

31/05/2023 19/07/2023 21:15 296 visualizações

Da Ascom

A Polícia Científica de Pernambuco recebeu, este mês, duas unidades do tablet forense multiespectral, equipamento de tecnologia turca que permite que vestígios ocultos a olho nu sejam rapidamente encontrados em locais de crime e em laboratório. O objetivo, segundo a corporação, é que tais rastros deixados por criminosos sejam identificados com mais agilidade e precisão.

O tablet permite visualizar o local exato de manchas de sangue, sêmen, urina, saliva e outros vestígios que não estejam visíveis a olho nu em locais de crime.

Na prática, destaca a Polícia Científica, será possível produzir provas materiais mais contundentes, que auxiliarão a Perícia e a Polícia Civil a apontar os autores de crimes com mais rapidez e segurança.

“No caso de um estupro, por exemplo, antes precisávamos coletar várias amostras em um lençol encontrado no local do crime, caso não houvesse manchas aparentes. Isso nos fazia gastar mais insumos para análise genética, que também são caros. Também não havia garantia de que iríamos encontrar o local exato do vestígio”, explica o diretor do Laboratório de Genética Forense de Pernambuco, Jeyzon Valeriano.

O gestor ainda pontua que "com o tablet multiespectral, conseguimos não só identificar exatamente esses vestígios biológicos, como fazemos isso gastando menos insumos. Nosso trabalho ganhou mais eficiência, resultando em provas que vão facilitar a condenação de criminosos pela Justiça". (Com informações do Site Folha de Pernambuco).