Nova ferramenta: Peritos Oficiais do Tocantins ganham 1º Guia fotográfico de Dípteros do Tocantins com apoio da Secretaria da Segurança do Pública

22/05/2023 19/07/2023 21:15 432 visualizações

Foi lançado na manhã desta segunda-feira, 22, na Sede do Sindicato do Peritos Oficiais Criminais do Tocantins (Sindiperito), o 1º Guia Fotográfico de Dípteros, elaborado pela Bióloga Nicole Kavalerski como trabalho de conclusão de curso em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O Guia Fotográfico é mais uma ferramenta de trabalho que estará à disposição da Polícia Científica do Tocantins. O guia apresenta características de moscas que foram encontradas em cadáveres no Tocantins, uma vez que algumas espécies usam o corpo em estado de decomposição para pôr seus ovos.

Segundo a autora Nicole Kavalerski, a identificação correta dessas moscas pelo Perito colabora no trabalho de estimativa de intervalo pós morte. “Os dípteros chegam em laboratório em fase de ovo ou larval e são criados até atingirem a fase adulta. Assim que atingirem, é utilizada uma tabela que indicará quantos dias aquele animal demorou para atingir seu desenvolvimento completo. Logo, os dias que sobraram são o tempo de morte”, disse.

O Perito Oficial, professor e coautor do Guia, Tiago Scapini, orientou o trabalho da aluna e explicou como funciona o processo. “O desenvolvimento das moscas necrófagas e dos insetos de forma geral não depende diretamente do tempo em si, mas sim da quantidade de calor ao qual o inseto é submetido ao longo do seu desenvolvimento. Dessa forma, aplicamos um método chamado de GDA (Grau Dia Acumulado) para calcular a quantidade de calor obtida pelos insetos imaturos (ovos ou larvas) desde a oviposição até o encontro do cadáver. Ao compararmos esse dado com os dados das estações meteorológicas mais próximas do local de encontro do cadáver, podemos estimar o tempo da morte”, explicou o Perito.

Para o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, poder contribuir com a produção de conhecimento no Tocantins é motivo de orgulho para a pasta. “O trabalho desenvolvido pela Nicole e pelos professores mostra a importância de incentivarmos e sermos parceiros no desenvolvimento de pesquisas científicas. A Segurança Pública contribuiu para a pesquisa e agora vai colher os frutos, que é uma excelente ferramenta de trabalho para nossos Peritos”, destacou.

O Superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Perito Alexandre Agreli também destacou a relevância do Guia como uma ferramenta. “Um trabalho muito bem feito e complexo que resultou em um guia que vai auxiliar de forma mais precisa o trabalho da Perícia”, finalizou.

O Guia

O material pode ser acessado gratuitamente por meio do repositório da UFT, no link: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/5281

A produção do guia foi realizada com o apoio da Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal de Pelotas, Superintendência de Polícia Científica do Tocantins por meio do Instituto Médico Legal de Palmas, Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins,  Associação Tocantinense dos Biólogos e o CRBio-04.

E constam como coautores: Rodrigo Krüger, Rosildo Mendes, Tainá de Abreu, Ediana Vasconcelos, Adriane Valadares e Leny Rodrigues.

Presenças

O lançamento contou com a presença do presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, do Superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Alexandre Agreli, do Perito Oficial, professor e coautor do guia, Tiago Scapini,  da Diretora do Instituto de Criminalística do Tocantins, Milene Mendonça de Souza, da presidente da ATOBio e Conselheira do CRBio 4, Adriane Valadares, do Supervisor do IML de Palmas, Rosildo Mendes E. Sobrinho e vários Peritos Oficiais que prestigiaram o evento. (Com informações da Ascom da SSP-TO).