Após 4 anos, Naides Cesar se despede da Diretora do Instituto de Identificação para se dedicar a nova missão; Presidente do Sindiperito agradece parceria e destaca o brilhante trabalho da policial civil

18/01/2023 01/02/2023 16:49 614 visualizações

A Policial Civil, Naides Cesar Silva, se despediu nesta quarta-feira, 18, do cargo de Diretora do Instituto de Identificação, com uma Carta de Agradecimento ao governador Wanderlei Barbosa, ao Secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, aos colegas de trabalho, sindicatos e associações ligados a Polícia Civil do Tocantins.

Conhecida também por sua luta por união da Polícia Civil ao lado do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-TO), do Sindiperito e de outras entidades ligadas à classe, Naides deixa o cargo a pedido rumo a novos desafios.

De maneira inédita, Naides ocupou o cargo em duas gestões estaduais, sem qualquer ruptura, nos últimos quatro anos, e alcançou resultados importantes que colocará o Estado do Tocantins no patamar de destaque da Perícia Papiloscópica no cenário nacional.

O presidente do Sindiperito, Perito Silvio Jaca, destacou a parceria e cooperação com Naides nestes quatros anos. ‘Foi um período de avanços e conquistas importantes para a sociedade e para toda a segurança pública, o Sindiperito agradece todo apoio e parceria nestes quatro anos e reconhece o brilhante trabalho que ela desenvolveu a frente da Diretoria do Instituto de Identificação trazendo frutos não apenas para a Polícia Científica mas para toda a Polícia Civil, também desejamos a ela sucesso em seus novos desafios’, destacou Silvio Jaca.

Trabalho

Nestes quatro anos a frente da Diretoria da Pasta, foram mais de 412.747atendimentos efetuados no período de 04/01/2019 a 16/01/2023. Sendo o setor da Segurança Pública de maior arrecadação da pasta, cujo valor é destinado ao FUMPOL, e revertido para toda a Polícia Civil, dividido entre a Escola Superior de Polícia, a Delegacia Geral e a Superintendência da Polícia Científica.

Outro ponto forte da gestão de Naides  foi o atendimento ao público que obteve sua maior expansão da história do Estado e do Instituto de Identificação, no qual alcançou a marca de 111 municípios que contam com a emissão de documentos in loco, evitando o enorme desgaste ao cidadão tocantinense para solicitar o seu RG, o atestado de antecedentes, como também economizou e muito para a máquina estadual com a redução das antigas e ultrapassadas bancas, que demandavam toda uma estrutura humana e financeira para estabelecer o atendimento nas mais diversas cidades do Estado.

Veja Íntegra da Carta

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, minha família, amigos e colegas.

Encerro no dia de hoje, e entrego meu cargo de Diretora do Instituto de Identificação, cargo este que trabalhei nos últimos quatro anos.

(Encerro meu dia hoje, rumo a um novo desafio e entrego meu cargo de Diretora do Instituto de Identificação, cargo este que trabalhei nos últimos quatro anos.)

Quero agradecer ao Governador do Estado do Tocantins, WANDERLEI BARBOSA CASTRO, que quando do projeto de expansão do Instituto de Identificação nos mais diversos municípios e postos de atendimento no Estado, acompanhou de perto, lado a lado comigo e minha equipe, acreditou, fez valer cada inauguração, fazendo sol ou chuva, estávamos lá.

Projeto este brilhante, de descentralização, com foco no povo, maior semeadura já vista em qualquer gestão, pois reduziu as duas maiores discrepâncias, a dadistância e de tempo, pois o povo do interior do Estado percorriam enormes distâncias e ainda aguardavam vários dias, às vezes meses para o recebimento do documento. E quando a urgência era maior, este mesmo cidadão tocantinense deslocava-se a Palmas para ter acesso a um documento tão importante, eque garante o exercício da cidadania ao povo tocantinense, o seu RG. Documento indispensável na hora da contratação em uma empresa ou na posse de algum concurso, como é também a emissão da certidão de antecedentes.

Sabemos que temos muito a percorrer e a melhorar, mas sementes são assim, primeiro se planta em solo fértil para colher bons e vastos frutos; eé assim que se faz a Papiloscopia do nosso Estado, que está a transverter-se em uma base sólida e respeitada na identificação pericial de pessoas vivas e mortas.

Ao Secretário de Segurança Pública, WLADEMIR COSTA MOTA OLIVEIRA, que ao presenciar nosso progresso não temporizou e nem desestimulou a continuidade dos trabalhos que já vinham acontecendo no âmbito da expansão do Instituto de Identificação, e consequentemente fortalecendo a pasta da Segurança Pública. E, ainda, agradecê-lo, novamente e imensamente, pelo o empenho para concretizar todo o processo burocrático da licitação, e assim, consolidar o processo de implantação e trazer na anteguarda da segurança pública o nosso tão sonhado ABIS, sistema que é uma ferramenta substancial que colocará o Tocantins no patamar de destaque da Perícia Papiloscópica no cenário nacional. Não custa, repetir, Excelência, e falo em nome de todos os Papiloscopistas: nosso muito obrigado por acreditar em nosso trabalho. Conte sempre conosco!

Foram mais de 412.747atendimentos efetuados nesse período que estive a frente da gestão, que foi de 04/01/2019 a 16/01/2023. Sendo o setor da Segurança Pública de maior arrecadação da pasta, cujo todo valor é destinado ao FUMPOL, e revestido para toda a Polícia Civil, dividido entre a Escola Superior de Polícia, a Delegacia Geral e a Superintendência da Polícia Científica.

Agradecer a Superintendência da Polícia Técnica e de toda a sua equipe, na pessoa da Aldênis Bezerra Cavalcante, nossa parceira fiel, e que não mediu nenhum esforço pra ser nosso braço direito sempre que precisei.

E claro, não poderia esquecer de agradecer:

A toda diretoria do SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO TOCANTINS - SINPOL, em nome da presidente SUZI FRANCISCA DA SILVA, que nos notabilizou em sua gestão, abrindo sempre espaço para que nossa categoria pudesse apresentar nossas demandas específicas, e assim, ir de encontro aos nossos anseios. E, neste tempo, agradeço a todos os POLICIAIS CIVIS pela respeitabilidade em nosso trabalho, pois foi ímpar nesta gestão a visibilidade do trabalho desenvolvido, de nosso empenho em tornar a Polícia Civil mais forte e unida.

A diretoria do SINDICATO DOS PERITOS OFICIAIS DO TOCANTINS - SINDIPERITO, em nome do presidente SILVIO MARINHO JACA, que no avivar da união, juntos nos ouvimos e nos aconselhamos, para consolidar a unificação da Polícia Científica e levá-la como o norte da Perícia Nacional.

Agradeço também a diretoria do SINDICATO DOS DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL – SINDEPOL,em nome do presidente Bruno Azevedo pelo apoio e suporte dentro do âmbito do Instituto de Identificação.

A ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS PAPILOSCOPISTA DO TOCANTINS – ASPA, que contribuiu para que passos largos fossem dado, sempre de pronta parceria para o fortalecimento da Ciência Papiloscópica.

Não houve em outro momento da história do Tocantins, quem ficasse a frente de uma cadeira em duas gestões governamentais, sem que houvesse ruptura dos projetos; destarte os Papiloscopistas demonstraram de forma sólida que o amor pela Ciência e pela Cidadania fala mais alto.

Agradeço imensamente quem acreditou em mim e principalmente na equipe do Instituto de Identificação, composta pelos honrados Papiloscopistas e célebres servidores administrativos.

Fizemos com que o atendimento ao público tivesse sua a maior expansão da história do Estado e do Instituto de Identificação, no qual alcançamos hoje a marca de 110 municípios que contam com a emissão in loco, evitando o enorme desgaste ao cidadão tocantinense para solicitar o seu RG, o atestado de antecedentes, como também economizou e muito para a máquina estadual com a redução das antigas e ultrapassadas bancas, que demandavam toda uma estrutura humana e financeira para estabelecer o atendimento nas mais diversas cidades do Estado. Neste ponto, quero agradecer a todos os PREFEITOS, VEREADORES e DEPUTADOSque abraçaram o projeto de estender a seus municípios o atendimento deste documento que traz antes de tudo cidadania ao povo tocantinense.

Aos SERVIDORES ADMINISTRATIVOS, meu muito obrigado, por todo atendimento exemplar que desempenharam e realizam, seja para na orientação de informações, seja no preenchimento dos processos, seja na humanização que dão ao todo e delicadoauxílio no processo de identificação.

Aos PAPILOSCOPISTAS, meu muito obrigado, vocês são os verdadeiros guerreiros, que nunca deixaram a Polícia Civil em segundo plano, ao contrário, fazem dos pacos recursos: absurdos e extraordinários avanços. Somos, poucos, mas trabalhamos por muitos na consolidação e evolução constante da Ciência Papiloscópica do nossoEstado, tanto na identificação civil e/ou criminal quanto no local de crime, nós cumprimos todo o processo com muito afã em garantir a sociedade tocantinense o melhor da Segurança Pública.

Lembrando, ainda, que no momento mais temível do mundo, a pandemia, o Instituto de Identificação não parou, não fechamos as portas, ao contrário, nos adaptamos, tomamos todas as medidas possíveis de segurança, sobre a orientação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, mantivemos o ritmo e não deixamos de dar resposta a pasta e nem a sociedade do nosso trabalho.

Tivemos avanço na identificação cadavérica, a expansão do atendimento na identificação de desaparecidos, na humanização aos enfermos impossibilitados de deslocarem-se (no qual invertemos os atores do deslocamento, em que a equipe é que se desloca ao paciente), da perícia papiloscópica, que a cada dia nos fizemos respeitados e conquistando diariamente nosso devido lugar, e claro, o grande destaque para o reconhecimento por diversas autoridades da perícia prosopográfica.

Hoje saio de cabeça erguida, com o coração aliviado, com a forte sensação de dever cumprido, com muitos projetos e sonhos para a nossa classe, para uma nova missão, que com a mesma humildade, sensatez e aresponsabilidade irei cumprir. NAIDES CESAR SILVA, Policial Civil, Papiloscopista.