Peritos Oficiais do Tocantins participam do Curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático ministrado por membros da Força Nacional

19/09/2022 20/10/2022 15:15 583 visualizações

Da Ascom

Os Peritos Oficiais da Polícia Científica do Tocantins, Raquel Freitas, Luciane Barbosa, Rafael Tagori, Cleudson Araújo, Marcilene Reis, Tito Lustosa, Fábio Lana participaram do Curso de APH Tático - Atendimento Pré-hospitalar Tático. O curso que durou 54 horas, com maioria das aulas práticas, teve início na segunda-feira passada, dia 12, e termina hoje (19/09). Os instrutores São membros da Força Nacional e vieram para ministrar o curso para as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. 

 

Conforme os Peritos, foram ensinadas, durante o curso, técnicas de primeiros socorros em áreas de combate, aplicação de torniquete, preenchimento e empacotamento de feridas hemorrágicas, como também técnicas de resgate de feridos de ambiente de confronto e como carregar a vítima de forma rápida e colocá-la no veículo ou aeronave e como a vítima deve ser monitorada durante o trajeto. 

O curso de APH Tático  teve  como  objetivo qualificar  os operadores de segurança pública que atuam  em missões  nas diversas configurações de trabalho onde possa ocorrer eventos de confronto e consequentemente lesões. A finalidade é preparar o profissional tanto para o seu  autoatendimento  quanto para atuar em socorro de  outros operadores que estejam  na equipe. A rapidez da ação de APH tático visa o atendimento imediato afim de evitar, se possível, sequelas e/ou morte pelo lapso temporal do deslocamento para o primeiro atendimento  hospitalar, diminuindo assim  o número  de óbitos evitáveis em decorrência de missões operacionais realizadas pelos servidores da segurança pública.

As atividades ocorreram, em Palmas, na ESPOL e também no clube de tiro, sendo finalizadas no Hangar de Aeronaves do Estado, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, a parte prática de transporte de vítimas feridas.