Superintendente da Polícia Científica entrega equipamento Mouse Espectral Luminescente ao Núcleo Especializado de Documentoscopia Forense

11/08/2022 19/08/2022 13:16 834 visualizações

O Núcleo Especializado de Documentoscopia Forense da Polícia Científica do Tocantins recebeu nesta quinta-feira, 11, um Mouse Espectral Luminescente, comprado via FUSPTO - Projetos para Modernização das Instituições de Segurança Pública. O equipamento custou R$ 88 mil e foi entregue pela Superintendente da Polícia Científica Aldênis Bezerra Cavalcante ao Chefe do Núcleo, Perito Oficial José Francisco Valim de Almeida.

Também participaram do ato de entrega, o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins, Silvio Jaca, a Supervisora de Perícia da capital, Pollyanna Alves de Souza e a Diretora do Instituto de Criminalística, Tatiana Ferreira Wanderley.

O equipamento é um dispositivo de vídeo espectral luminescente portátil integrado com variadas fontes de luz espectrais forenses, em diferentes comprimentos de onda, destinado à realização de perícia em documentos diversos para verificação de autenticidade e identificação de fraudes documentais. O mesmo possibilita, por exemplo, a constatação de elementos de segurança como marca d’água, impressão calcográfica, imagem holográfica,registro coincidente e fibrilas luminescentes em cédulas nacionais e estrangeiras, passaportes, contratos, diplomas, documentos pessoais, dentre outros.

O Chefe do Núcleo, Perito Oficial José Francisco Valim de Almeida lembra que ‘o fato de o equipamento ser portátil possibilitará a realização de alguns exames periciais em documentos arquivados em locais onde não é possível o deslocamento dos mesmos até o laboratório de documentoscopia localizado no Instituto de Criminalística, como ocorre, por exemplo, com documentos arquivados em juntas comerciais’, afirma.

De acordo com José Francisco ‘a aquisição do dispositivo é fruto do empenho integrado da gestão atual e gestão anterior de membros do Núcleo Especializado de Documentoscopia Forense, Escritório de Projetos, Direção do Instituto de Criminalística e Superintendência da Polícia Científica’, destaca.

Por fim, o Perito diz que ‘com satisfação, comprometimento e responsabilidade, o Núcleo Especializado de Documentoscopia Forense recebe este equipamento a fim de aprimorar ainda mais os exames periciais atendendo às requisições com proficiência e zelo ao prestar o serviço de qualidade que a sociedade espera e merece da Segurança Pública do Estado de Tocantins’, finaliza.