Após intervenção Jurídica da ABC, APCF e SINPOF-MS, Mato Grosso do Sul conta com novos Peritos Oficiais; posse é a maior da história do estado

06/07/2022 18/07/2022 14:48 621 visualizações

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) empossou na segunda-feira, 4, a nova turma de Peritos Criminais, Médicos Legistas, Papiloscopistas e Agentes de Polícia Científica, que vão atuar nos 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. A solenidade de formatura da turma de 303 novos profissionais da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foi no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O ato de posse dos novos Peritos Oficiais acontece após intervenção Jurídica da ABC, APCF e SINPOF-MS, Mato Grosso  do Sul contra a nomeação de comissionados para o cargo.

Os funcionários públicos participaram do curso de formação de março a junho deste ano e terão pela frente a missão de desvendar crimes no Estado. “O Mato Grosso do Sul elucida 89% dos homicídios, conforme pesquisa do instituto Sou da Paz. A segurança pública foi definida como prioridade pela população e tem o segundo maior volume do orçamento do Estado”, disse Azambuja.

O governador destacou, ainda, a dificuldade dos novos servidores para chegarem ao dia da formatura. “Passar no concurso não é fácil e mais difícil ainda é passar pela fase de formação. Nos próximos dias vou empossar mais 93 delegados de polícia. Todas as cidades terão um delegado para atender a população, pontuou o chefe do Executivo Estadual.”

A turma foi aprovada em todas as fases do concurso público iniciado em 2021. E de acordo com a coordenadora-Geral de Perícia, Gloria Suzuki, essa é a maior formatura da história. “Peço aos formandos que tenham empatia para atender o cidadão, porque tiveram o corpo ou casa violada, ou perderam seu ente querido”, lembra a coordenadora.

Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira reforçou a importância dos novos profissionais na área de atuação. “Vocês têm a importante missão de servir a população que recolhe os impostos e paga o nosso salário”, finalizou o gestou.

Sindicato comemora posse e apoio da ABC

Em um interstício de aproximadamente dois anos (2020- 2022), fazendo uso apenas de medidas legais , a ABC , APCF e SINPOF MS , demonstraram que não se pode contratar Peritos Criminais e Médicos Legistas, sem o devido concurso público de provas e títulos.  As duas ações movidas pelas entidades representantes de classe servem de exemplo para a administração  pública de todos os entes federativos, de que não se contrata profissionais que se enquadram como carreira típica de Estado, através  de processo seletivo simplificado.

O Presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (SINPOF-MS), o Perito Oficial Renato Oliveira, comemorou a nomeação e posse dos aprovados e exaltou o apoio da ABC (Associação Brasileira de Criminalística), para que a posse se tornasse uma realidade. “Agradeço a ABC e a APCF , por terem enfrentado  a causa junto conosco. É  de se ressaltar também,  o ambiente  democrático no qual decorreu a lide, aceitando a parte vencida, o resultado das manifestações  Jurídicas o que levou a um maravilhoso processo seletivo, onde tudo correu bem, resultando na lotação, na data de ontem,  de 96 novos Peritos Oficiais Criminais e 58 Médicos Legistas. Não há dúvida, que todos saíram ganhando,  o poder público,  a Perícia  Oficial  do MS e a população que será melhor assistida,  nos seus momentos mais difíceis, analisa  Sebastião  Renato,  disse o presidente  do SINPOF-MS". (Com informações do Site Campo Grande News).