Perito Oficial do Tocantins representa Superintendência de Polícia Científica em Seminário de Gestores de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública em Natal

18/05/2022 06/06/2022 14:30 499 visualizações

O Perito Oficial do Tocantins, Marcos Aurélio Jácome Sousa, está em Natal no Estado do Rio Grande do Norte onde representa a Superintendência de Polícia Científica do Estado no 2º Seminário de Gestores de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública. O evento, que teve início nessa terça-feira, 17 e segue até dia 20, aborda temas com foco nas ações educacionais voltadas para os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O evento reúne gestores de ensino e pesquisa das Polícias Civis e Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Científica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional. A troca de experiências entre os profissionais fomenta um amplo debate sobre ações educacionais de acordo com o Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

A Secretaria de Gestão de Ensino em Segurança Pública (Segen) apresentará as ações desenvolvidas na valorização, ensino e capacitação dos profissionais. As palestras vão abordar temas como o Financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública: eixo de valorização profissional; InovaSusp - Projetos Referenciais para Unidades de Ensino; A Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública e Revista Susp; Apresentações de Boas Práticas das instituições participantes.

Além das palestras, serão realizadas oficinas com as seguintes temáticas: Rede EaD Segen nas Academias – Propostas e Estratégias para qualificação do Susp; Plano Anual de Ensino e Pesquisa (PAEP); e Metodologias para a Construção de Pesquisas no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a utilização da Plataforma + Brasil.

O Seminário é realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Segen e com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte. A abertura aconteceu no Centro de Convenções de Natal e os demais dias da programação ocorrem na Escola de Governo.

Ministro comenta

Sobre o assunto, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse que ‘o profissional de segurança pública é a base de todo o nosso trabalho e temos procurado valorizar isso. Destaco a importância das ações educacionais visando o aperfeiçoamento, desenvolvimento e capacitação constantes daqueles que estão na linha de frente’, destacou o ministro.