Representantes do Sindiperito e da Superintendência de Polícia Científica do Tocantins participam do XXVI Congresso Nacional de Criminalística em São Paulo

17/05/2022 17/05/2022 14:38 662 visualizações

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca e a vice-presidente, Perita Oficial, Dunya Wieczorek Spricigo e a Superintendente de Polícia Científica do Tocantins, Aldênis Bezerra, participam nesta terça-feira 17, em Campinas (SP), do XXVI Congresso Nacional de Criminalística e IX Congresso Internacional de Perícia Criminal e XXVI Exposição de Tecnologias. Nesta edição, o evento traz novidades na área de Perícia e também promove cursos de atualização e inovação na área de Criminalística.

O Congresso Nacional de Criminalística (CNC) deste ano expõe avanços científicos na investigação forense, como o rastreamento de criptomoedas usadas pelo crime organizado, além de levantar debates relacionados a investigação. O evento acontece nesta terça (17) e encerra na sexta-feira (20), na Expo D. Pedro, do Parque D. Pedro Shopping.

A programação completa está disponível na página do evento. No primeiro dia do evento, acontecem palestras sobre a atuação pericial em locais de crime de feminicídio e perícia em locais de desastre em massa, que terão início às 8h. Além de painéis sobre triagem de armas de fogo, com Paul J. Murphy, às 14h.

O encontro é organizado pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), atualmente presidido pelo Perito Oficial, Eduardo Becker, e conta com a presença de peritos criminais, médicos-legistas, odonto-legistas e profissionais da segurança pública. Participarão do Congresso pesquisadores de instituições públicas e privadas do Brasil e da América do Sul.

Assuntos que estarão em destaque no Congresso:

- Verificação de edição em imagens, vídeos e áudios

- Identificação Humana no Caso Brumadinho - uma experiência de três anos

- Importância da Perícia Criminal, especialmente no Tribunal do Juri

- Aspectos jurídicos no uso de sistemas de reconhecimento facial e por voz

- Exame pericial no desmoronamento em Capitólio/MG

- Estabilidade das Barragens: o Caso Brumadinho/MG

- O grande assalto à Tesouraria Regional do Banco do Brasil em Criciúma/SC

- Análise de Perfis de Manchas de Sangue

- Perícia em Locais de Desastre em Massa

- Desvendando o local de crime: o trabalho da perícia criminal

(Com informações do site band.uol).