Sindiperito comemora o Dia do Perito Oficial Médico Legista; para sindicato, data chega com avanços e conquistas para a categoria no Tocantins

07/04/2022 14/04/2022 15:52 643 visualizações

Nesta quinta-feira, dia 7 de abril, é comemorado o dia do Perito Oficial Médico Legista, profissional que atua no Instituto Médico Legal (IML) e têm como atividade principal evidenciar provas em vítimas vivas e mortas. No caso das vítimas que evoluem para óbito, o método é feito por meio da necropsia (nome dado ao procedimento médico que objetiva constatar a causa mortis) em cadáveres, para analisar a estrutura do corpo com o objetivo de encontrar a causa da morte, e também a realização de exames em casos de violência sexual e de lesão corporal. Essa é uma das áreas mais importantes nas investigações policiais para se desvendar crimes em que há vítimas.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, aproveitou a data para homenagear a classe, destacar a importância desses profissionais nas investigações policiais e para a sociedade e falou das conquistas da categoria em meio uma grande luta do Sindicato por melhorais salariais. “Quero parabenizar todos os Peritos Oficiais Médicos Legistas do Tocantins e do Brasil por esta data especial, e desejar sucesso a todos eles. Fico feliz em saber que com a luta incansável do Sindicato, hoje podemos contar com melhorias para os médicos legistas como o reajuste salarial no PCCS, a Data-base e as progressões que estavam atrasadas. Essa é uma vitória da categoria que coincide com essa data e nos deixa felizes por poder apresenta esse resultado”, relatou Silvio.

O presidente também destacou que “a atuação do Perito Médico Legista é importante no esclarecimento dos fatos à Justiça tanto em vítimas de lesões corporais, mortes violentas ou qualquer outro tipo de exames periciais da área médica, usando a ciência contra o crime. Sem eles não seria possível prestar esse importante trabalho a sociedade. Por isso, o Sindiperito está sempre atento em buscar benefícios para esses profissionais”, afirmou, ressaltando que “a busca agora é pela realização de concurso público com o objetivo de reforçar os quadros desta área no Tocantins já que há uma carência muito grande de pessoal”.

Atuação

Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio. Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, e também possuir conhecimentos em medicina legal, biologia, química e balística. A carreira requer aprovação em concurso público específico para o cargo.

Origem da Data

O Dia do Médico Legista surgiu no ano de 1886, com a aprovação da lei nº 18, que oficializa a perícia médico-legal no Brasil, sob assinatura do conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo.