Dia do Escrivão de Polícia é comemorado neste sábado; Associação da categoria no Tocantins (Aepto) destaca importância dos profissionais para a efetivação da justiça

05/11/2022 30/11/2022 16:27 510 visualizações

Da Ascom

Neste sábado (05/11), as homenagens vão para os Escrivães de Polícia que compõem o quadro da Polícia Civil em todo o País. A data foi instituída por Lei e destaca a importância desses profissionais, que se dedicam para realizar um trabalho de excelência em benefício da sociedade.  Sempre atentos para transcrever com precisão e de forma detalhada as informações, são eles que formalizam os inquéritos policiais. 

Também realizam diversas atividades, como cumprimento de procedimentos administrativos; ordens de serviço; auto de apreensão; registro de depoimentos das partes envolvidas em um crime; flagrantes ou prisões cautelares; identificação para recolhimento ou soltura de presos, e de sequencial dos inquéritos policiais, além de realizarem  atendimento ao público, a lavratura de boletins de ocorrência e o cumprimento de determinações judiciais, entre outras atribuições.

Quem fala com propriedade sobre a profissão que exerce a presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Tocantins, Vladya Aline Ferreira de Souza. ‘Hoje comemoramos o dia do Escrivão de Polícia e esses profissionais merecem todo o reconhecimento pelo trabalho exercido.  São policias que não medem esforços e exercem o seu trabalho com maestria, prezando pela qualidade do atendimento à população, registrando o crime e efetivando à justiça’, destaca a presidente, ressaltando que ‘o escrivão possui um papel fundamental na segurança pública. Parabéns a todos os escrivães de polícia’.