Graduanda em Ciências Biológicas da UFT destaca parceria entre Sindiperito, IC e IML para a realização de pesquisa sobre Guia Fotográfico de Dípteros de Interesse Forense no Tocantins

28/11/2022 10/12/2022 10:35 501 visualizações

A graduanda de bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Nicole Kavalerski, contou com a importante parceria do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (SindiPerito), do Instituto de Criminalística do Tocantins (IC-TO), do Instituto Médico-Legal (IML), para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para a finalização do Curso, Nicole escolheu o tema ‘Guia Fotográfico de Dípteros de Interesse Forense do Tocantins’, para desenvolver sua pesquisa de monografia na área de Entomologia Forense, que trata das espécies de dípteros coletados em cadáveres humanos em diversos municípios do Tocantins. Trabalho pioneiro no Tocantins sobre Entomologia Forense, tendo com exclusividade o registro das primeiras famílias e espécies de dípteros de interesse forense.

Nicole Kavalerski  relatou que ‘o objetivo é facilitar a aplicação e utilização desse conhecimento, cooperando em futuros trabalhos e  colaborando na disseminação do tema. Além de ser um trabalho de conclusão de curso da UFT, contamos com a parceria e apoio do Instituto de Criminalística, Instituto Médico-Legal e Sindiperito’, destacou a acadêmica.

A estudante também destacou a parceria com os órgãos responsáveis. ‘A colaboração com IC, IML e Sindiperito foi de grande importância, porque além de terem apoiado a pesquisa, nós também tivemos a autorização de todo o material utilizado no trabalho, já que foram coletados em cadáveres humanos e há processos burocráticos’, afirma.

‘O trabalho contou com um suporte de diversas pessoas, e sem elas, não teria sido possível finalizar todo esse estudo. Agradeço ao: Perito Biólogo Tiago Scapini, Dr. Rodrigo Krüger (LEPAV - UFPel), Dra. Tainá de Abreu (Museu de Morfologia - UFT), Dr. Taciano Barbosa (UFRN), Adriane Valadares (ATOBio) e demais colaboradores’, finalizou Nicole Kavalerski.