Presidente do Sindiperito, Silvio Jaca, ministra palestra no I Curso Operações de Choque que acontece no TO; participam integrantes da PM, da Polícia Penal, da PRF e da Força Nacional

19/11/2022 30/11/2022 16:27 351 visualizações

Da Ascom

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins, Perito Silvio Jaca, ministrou na noite desta sexta-feira, 18, palestra aos alunos do I Curso Operações de Choque, que acontece na Capital Palmas. O curso é voltado para profissionais de segurança pública que sairão habilitados como multiplicadores do Curso de Operações de Polícia de Choque. 

O Perito ressalta que ‘o curso tem como objetivo capacitar os alunos a conhecerem a doutrina do policiamento de CHOQUE, nos aspectos táticos, técnicos e legais, visando à prática efetiva dessa atividade com eficiência, eficácia, segurança e homogeneidade, além de fazer com que compreendam os princípios que regem a atividade policial militar de CHOQUE’.

Segundo o Major Júnior que coordena o curso, a capacitação ‘busca ainda, desenvolver as funções previstas para o emprego do Policial Militar nas atividades de Operações de Choque, como um especialista dessa atividade, com desprendimento e espírito de corpo, de modo a empregar os equipamentos de CHOQUE, armamentos, agentes químicos e tecnologias não letais, dentro da legalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade’, afirma o Major.

Outro objetivo do curso, é que esses profissionais desempenhem atividades atinentes ao Policiamento de CHOQUE de acordo com os conhecimentos e técnicas operacionais que regem uma unidade especializada, com atuação de forma padronizada nas missões inerentes a uma Tropa de CHOQUE.

Participação

Participam do curso, policiais militares dos estados de TO, AP, PA, PR, RR, MA, PB, MS, BA, SE, MT e MS, da Polícia Penal dos estados de TO, RO e RN, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional.