Após visita técnica de representantes do MJSP, do Sinab e da SSP-TO, Polícia Científica do Tocantins deve ganhar novo sistema de análise balística no início do que vem

11/11/2022 30/11/2022 16:27 453 visualizações

O trabalho da Polícia Científica do Tocantins, em breve,  passará por modernização que permitirá mais agilidade nos trabalhos periciais. Isso porque será implantado no Estado o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab). A implantação está prevista para acontecer no primeiro semestre do próximo ano, segundo informações da SSP-TO.

Com o novo sistema o Tocantins poderá fornecer e receber informações estratégicas para auxiliar nas investigações criminais e correlacionar crimes que envolvam armas de fogo em todo o país. Será possível, por exemplo, saber se uma arma usada para roubo de banco no Estado já foi utilizada em outros crimes fora do Tocantins.

A implantação foi tema do encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira, 10, entre membros da equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) responsáveis pela implantação do Sinab, Ladislau Júnior, Renato Mendes Fonseca e Thiago Mesquita; o Secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, a Superintendente de Polícia Científica do Tocantins, Aldênis Cavalcante e equipe.

O Secretário Waldemir Costa, destacou a importância do novo sistema para o  Tocantins. “Melhorar os instrumentos de trabalho que possam ajudar na resolução de crimes é também uma maneira de melhorar a segurança pública do nosso Estado, pois conseguiremos dar uma resposta mais rápida para a sociedade quanto a resolução de crimes. A implantação do Sinab, e essa parceria com o Ministério da Justiça, com certeza trará bons frutos para o Tocantins”.

O gerente do Sinab, Ladislau Júnior, explicou que a visita ao Estado teve o propósito de verificar se o Tocantins está apto a receber os instrumentos para a implantação do sistema. “Constatou-se que foram realizadas adequações e depois de alguns ajustes, a Polícia Científica do Tocantins estará apta a receber os equipamentos que estão sendo adquiridos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública na ordem de R$3,6 milhões”.

O sistema já é utilizado para investigação criminal em 12 Estados e na Polícia Federal. O gerente do Sinab destacou que o maior benefício da implantação dessa tecnologia é a maior rapidez e eficiência para a resolução de crimes envolvendo armas de fogo.

“Será possível aumentar o número de correlações entre as armas e os crimes cometidos, a Polícia Científica poderá produzir informações mesmo que não tenha indícios de autoria na investigação criminal, então o que veremos será um avanço muito grande nas investigações. E esses dados serão compartilhados no Banco Nacional de Perfil Balístico do Ministério da Justiça”, ressaltou Ladislau Júnior.

Aparelhamento da SSP

A chegada do novo sistema faz parte das ações da Secretaria da Segurança Pública que visam o aparelhamento da Polícia Civil e Científica para que possam prestar um trabalho mais eficaz contra a criminalidade.

A superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Aldênis Cavalcante, destacou que a busca por melhorias para a polícia científica é incessante e com o apoio da atual gestão tem obtido êxito. “O nosso Estado hoje não teria condições de adquirir esses equipamentos que a Senasp está nos oferecendo.  Nós precisamos de algumas modificações no nosso laboratório de balística e conseguimos realizar a tempo, sempre com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, e receber esse equipamento mais tecnológico com certeza será um marco para os trabalhos da Polícia Científica do Tocantins”.

O Sinab

O Sinab é um dos projetos prioritários do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no combate à criminalidade, criado por meio do Decreto nº 10.711, publicado em 04 de junho de 2021 no Diário Oficial da União.

O objetivo é auxiliar e aumentar a taxa de solução de crimes cometidos com arma de fogo, por meio da formação de um banco nacional de dados balísticos, para que crimes cometidos com armas de fogo sejam solucionados com a maior brevidade possível. (Com informações da SSP-TO).