Polícia Científica do TO atua em ação de combate a furto de energia e ligações clandestinas em várias cidades do Bico do Papagaio; doze suspeitos foram presos

29/10/2022 30/11/2022 16:27 530 visualizações

Da Ascom

O Perito Oficial Criminal, Edson Almeida, do Núcleo de Engenharia Legal e Meio Ambiente da Polícia Científica do Tocantins, atuou em uma ação de combate a furto de energia e ligações clandestinas feitas pela Energisa e Polícia Civil na região do Bico do Papagaio. O trabalho da Polícia Científica é essencial nestes casos, pois somente através da Perícia pode ser comprovada de forma inequívoca a existência de ilícitos praticados pelos suspeitos nesta modalidade de crime. 

A ação, que iniciou no dia 24 de outubro terminou na quinta-feira, 27, aconteceu em Augustinópolis, Axixá e São Miguel do Tocantins, além do povoado Bela Vista. Durante as fiscalizações, as equipes flagraram 33 ligações irregulares e a Polícia executou 12 ordens de prisão pelos furtos de energia. 

 

Ontem (28/11), a fiscalização continuou no município de Araguatins. “Os números são parciais, mas também identificamos alguns casos de desvios retirados após a população perceber a movimentação de nossas equipes”, explica o coordenador de Medição e Combate a Perdas, Ricardo Pedrosa de Brito.  

Para essa operação em especial, foram envolvidos, além da Perícia, cerca de 30 colaboradores da Energisa e da Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos (DRCSP). A fiscalização é uma prática de rotina e pode ser motivada por apontamentos ou denúncias.  

O que diz a Lei

O furto de energia é crime, previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de até quatro anos de reclusão e multa. “Além disso, o desvio de energia coloca a vida das pessoas em risco, pois essas ligações podem provocar não só a queima de equipamentos, mas também curtos-circuitos e incêndios”, afirma o coordenador. Ao sobrecarregar a rede de distribuição, a ligação clandestina pode resultar em oscilações e falta de energia, já que a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. “É importante reforçar que o furto de energia também prejudica os demais clientes, pois a energia desviada sobrecarrega a rede, provocando quedas ou oscilações de energia e queima de transformadores, por exemplo”, explica Brito.  

Como denunciar

Denunciar o furto de energia é simples e sigiloso. Para isso, basta entrar em contato com a Energisa através de um dos canais de atendimento como call center no número 0800 721 3330, site energisa.com.br, facebook ou twitter, agência de atendimento ou pelo Energisa On, aplicativo gratuito para smartphone, ou pelo whatsapp www.gisa.energisa.com.br. A denúncia é anônima. (Com informações do Site Conexão Tocantins).