Recriando e analisando crimes reais: Peritos criminais são estrelas de série da AXN sobre crimes reais

17/10/2022 27/10/2022 14:12 468 visualizações

Da Ascom

O canal AXN estreia, nesta segunda-feira, 17, uma série documental que mostra o trabalho da perícia criminal de São Paulo recriando e analisando crimes reais. O "Perícia Lab" é protagonizado pelo ator André Ramiro, que fez Tropa de Elite 1 e 2, mas os personagens principais são o perito criminal do Núcleo de Perícias de Crimes contra a Pessoa de São Paulo, Ricardo Salada, e a fotógrafa forense Telma Rocha, do EPC do DHPP de São Paulo.

Os especialistas, que atuaram em casos de grande repercussão nacional, como o assassinato da família Von Richthofen e do empresário Marcos Matsunaga, explicarão, em cada episódio, as técnicas de perícia utilizadas para elucidar crimes. “São 10 episódios que apresentarão técnicas diferentes utilizadas para esclarecer crimes transitados em julgado. A ideia é mostrar como os peritos e demais carreiras da SPTC atuaram nessas investigações”, comenta Salada.

Entre as técnicas apresentadas, além do uso de luminol e impressão digital, estão uma recomposição da face de uma das vítimas com base em exames anteriores, análise de arcada dentária e uso de cães farejadores. “A perícia não é feita só por quem atende o local, queríamos mostrar toda a estrutura por trás desse trabalho de campo, como os profissionais que atuam nos laboratórios de física, química, balística e DNA, por exemplo. Sem esses profissionais, não chegaríamos à conclusão dos casos”, comenta o perito.

O perito conta que em cada episódio foram entrevistados os profissionais que atuaram no caso escolhido. “A ideia é mostrar toda a estrutura que existe para que um caso seja elucidado. A equipe foi até o Instituto de Criminalística para gravar com esses profissionais. A intenção não é dar visibilidade aos crimes, mas sim ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da Polícia São Paulo”, completa Salada.

Para explicar as técnicas empregadas nos casos, foi criado um laboratório cenográfico que mudava de acordo com o caso investigado de forma que fosse possível mostrar o trabalho pericial. “Séries e produções cinematográficas sobre crimes reais fazem grande sucesso. Essa nova produção se diferencia justamente por apresentar casos reais tendo a perícia criminal e a ciência forense como ponto focal. Isso só reforça a importância do trabalho dos peritos criminais e demais carreiras da SPTC na solução de crimes, além de evidenciar ainda mais a necessidade de investimentos contínuos em tecnologia e na valorização profissional”, comenta o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo, Eduardo Becker. (Fonte: Sindicato dos Peritos Oficiais de São Paulo).