Perita Oficial Criminal do Tocantins, Dunya Wieczorek, comemora resultados positivos da parceria com o programa Vida no Trânsito: ‘temos orgulho dos frutos dessa parceria’

14/10/2022 24/10/2022 17:23 406 visualizações

Da Ascom

A Polícia Científica do Tocantins, através do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal é parceira do programa “Vida no Trânsito”, criado em 2010 pela Organização Mundial de Saúde, visando a mudança de cultura comportamental, por meio de ações integradas entre o poder público, privado e sociedade civil. Em 28 de outubro de 2021, em Genebra, deu-se então início à década de ação pela segurança no trânsito 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

Para a coleta dos resultados, a Comissão de Gestão de Dados e Informações-CGDI, formada por servidores da SEMUS, CBP, SESMU, DETRAN, SAMU e POLÍCIA CIENTÍFICA reúne-se semanalmente, realizando a Análise dos Eventos Fatais e Graves ocorridos no perímetro urbano do Trânsito da Capital, expedindo-se os relatórios que darão embasamento e auxiliarão os gestores na definição das ações e criação de políticas públicas adequadas. 

Segundo a Perita Oficial Criminal do Tocantins, Dunya Wieczorek Spricigo, que é membro da referida comissão, “os servidores que a compõem possuem conhecimento técnico e são altamente capacitados para determinar vários cenários – como o grau de lesão sofrido pelas vítimas, as possíveis causas do acidente e fatores que contribuíram para seu agravamento. Com estes estudos, auxilia-se na determinação das áreas que são prioridade dentro da Capital, propondo ações que vão desde a educação para o trânsito, maior fiscalização e punição dos infratores, até a implantação e correção da infraestrutura viária, dentre outras”, pontua a Perita. 

Dunya Wieczorek  comenta também sobre o importante trabalho realizado  por essa parceria entre órgãos e  os resultados colhidos com esse trabalho. “Temos orgulho em dizer que a maioria dos redutores de velocidade, semáforos e sinalizações existentes em Palmas são fruto dos relatórios desta Comissão, criada em 2010”, finaliza a Perita.

Em Palmas, participam da análise dos dados as seguintes instituições parceiras: 

• SESMU – Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana;

• SEMUS – Secretaria Municipal da Saúde;

• SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência;

• DETRAN – Departamento Estadual de Transito;

• PM – Polícia Militar;

• CBM - Corpo de Bombeiros Militar;

• PC – Polícia Científica da Polícia Civil, através do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal ;

• SESAU – Secretaria Estadual da Saúde;

• PRF – Polícia Rodoviária Federal.