Superintendente da Polícia Científica se reúne com representante do Ibama no Tocantins

23/08/2021 23/08/2021 08:32 839 visualizações

Encontro ocorreu na sede da Superintendência da Polícia Científica em Palmas e tratou de futuras parcerias entre a autarquia federal e a SSP.

Com o objetivo de alinhar tratativas que resultem em futuras parcerias entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Superintendência da Polícia Científica, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), os superintendentes do IBAMA no Tocantins e da Polícia Científica do Estado se reuniram, de forma presencial, na tarde desta quarta-feira, 18, na sede da Polícia Científica, em Palmas.

Na ocasião, a superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, acompanhada pela perita oficial Tatiana Ferreira Wanderley, recebeu a visita do superintendente regional do órgão federal no Estado do Tocantins, Luiz Carlos Fernandes.

Durante a reunião, houve a apresentação de projetos e tratativas para futuras parcerias entre o Ibama e a SSP envolvendo, em especial, a realização de cursos e a execução de outros projetos que possam resultar em ações benéficas a ambas as instituições. Além disso, os dois superintendentes alinharam tratativas que visem ao estabelecimento de ações conjuntas no que diz respeito ao meio ambiente e que possam ser implementadas nas diferentes regiões do território tocantinense.

Para a Superintendente da Polícia Científica, o estabelecimento de uma futura parceria beneficiaria, em especial, a área de perícias ambientais, a qual está sob a responsabilidade do Núcleo Especializado em Engenharia Legal e Meio Ambiente (NELMA). Vale destacar que o referido núcleo realiza rotineiramente perícias que abrangem queimadas em áreas de vegetação nativa e também em propriedades rurais, bem como, produz laudos sobre casos de poluição ambiental de rios e lagos.

Para a superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Dunya Spricigo, a reunião foi muito importante para a troca de experiências e o debate de ações compartilhadas que resultem em benefícios para os trabalhos de perícia, realizados pela SPC, e vigilância que são efetuados pelo Instituto Federal.

“O encontro foi amistoso e gerou resultados positivos no que diz respeito a implementação de protocolos técnicos que possam resultar em ações concretas e que envolvam a Superintendência da Polícia Científica do Tocantins e o IBAMA. Nesse sentido, acreditamos que a atuação conjunta fortalecerá as ações e operações futuras das instituições”, ressaltou.

Edição: Geórgia Milhomem

Fonte: SSP