Segurança Pública e Unitins avançam em tratativas para prevenção de fraudes no primeiro Vestibular de Medicina da Instituição

17/08/2021 17/08/2021 08:32 615 visualizações

Reunião ocorrida nesta quinta, 12, na Superintendência da Polícia Científica discutiu participação do Instituto de Identificação do Estado no confronto de impressões digitais de candidatos durante a aplicação das provas

Ação conjunta vai contribuir para a lisura e segurança do certame - Foto: Superintendência de Polícia Científica

Foi realizada nesta quinta, 12, na sede da Superintendência da Polícia Científica, na Cidade da Polícia, em Palmas, reunião com a intenção de formalizar parceria institucional entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) e a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). O objetivo é garantir a lisura do primeiro vestibular para o Curso de Medicina da Instituição, em Augustinópolis.

Anfitriã do evento, a superintendente de Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, representando o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, recebeu, ao lado da diretora de papiloscopia da SSP, Naídes César Silva, o presidente da Comissão do Vestibular e diretor de Planejamento da Unitins, Vinícius Augusto de Oliveira Silva, e a Diretora de Comunicação e também membro da Comissão do Vestibular da Unitins, Charlyne Sueste.

“A prevenção de possíveis fraudes no vestibular impede a movimentação de todo o aparato investigativo da Polícia Civil com a abertura de futuros procedimentos policiais, possibilita que o certame siga o seu planejamento inicial, com transparência e credibilidade, o que gera ainda mais confiança da população em nossas instituições”, explicou Dunya Spricigo.

Com a parceria, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Superintendência da Polícia Científica, cederá papiloscopistas para atuação no processo de identificação dos candidatos durante a aplicação das provas de seleção para o Curso de Medicina da Unitins, que acontecerá em Augustinópolis e Palmas, no dia 29 de agosto. A identificação dos candidatos se dará por meio do confronto de impressões digitais, impedindo a ocorrência de eventuais fraudes na realização das provas e garantindo a plena execução do cronograma do Vestibular.

“O Instituto de Identificação do Tocantins entende a importância deste grande marco para a educação e sociedade tocantinense e tem a satisfação de contribuir técnica e cientificamente para que ele possa ocorrer com tranquilidade e segurança”, destacou, Naídes César Silva.

O diretor de Planejamento da Unitins, ressaltou que a ação representa um marco e pioneirismo para a lisura e segurança do certame. “A Unitins vem aperfeiçoando os processos seletivos que executa e investindo em itens de segurança nos últimos anos. Para o primeiro Vestibular de Medicina inauguramos essa parceria com a Polícia Científica, que nos dará todo suporte na identificação dos candidatos durante a aplicação das provas. E esse processo passa a compor nosso fluxo de Vestibulares daqui em diante, tendo em vista sempre a segurança e lisura dos certames, bem como a tranquilidade para os candidatos, que percebem a responsabilidade e o rigoroso cuidado da Universidade com os processos seletivos”, esclareceu o presidente da comissão do vestibular.

Fonte: SSP