Sindicatos dos Peritos Oficiais e Polícia Civil continuam buscando a concessão e publicação das progressões para esta quarta-feira, 21

20/04/2021 20/04/2021 08:34 789 visualizações

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca; a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol), Susi Francisca da Silva; e a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sindepol), Sarah Lilian, estiveram na manhã desta segunda-feira, 19, no Palácio Araguaia, em reunião com o Governador do Estado, Mauro Carlesse, e o Secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, para tratar de assuntos relativos às demandas da Polícia Civil.  A principal cobrança foi à concessão das progressões e publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira, 21, (Dia do Policial Civil) juntamente com as promoções da Polícia Militar.

Em resposta aos representantes classistas, o Governador afirmou que analisa ainda nesta segunda-feira, a viabilidade da publicação tanto da Polícia Civil, quanto da PM, para o dia 21 de abril, porém com o efeito financeiro para o início de 2022.Na oportunidade, os Sindicatos cobraram também o pagamento da data-base referente a 2020, o passivo dos retroativos das promoções e progressões dos aposentados e ativos, apresentaram a situação das perdas salariais (com o aumento da alíquota da previdência), o Plano deReestruturação financeira das categorias (PCCS)e reivindicaram a criação da Secretaria da Polícia Civil, tendo em vista que a demanda da PM já foi atendida.

“A reunião com o Governador Mauro Carlesse foi bastante produtiva pois pudemos expor diretamente ao governador a importância da valorização do policial civil e as principais demandas enfrentadas pela categoria. O Governador demonstrou interesse em resolver os problemas da categoria e ajustar os passivos o mais breve possível, também agradeceu o trabalho realizado pelos policiais e se mostrou aberto para diálogo com os sindicatos que representam todos os policiais civis” disse Silvio Jaca.

A insatisfação da categoria chegou ao Governo que, juntamente com o Secretário da Casa Civil, se demonstrou sensível em regularizar todas as pendências no passivo da Polícia Civil o mais breve possível.

Cobranças na SSP/TO

Ao sair do Palácio, as entidades se dirigiram à Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO) para cobrar a lista atualizada dos Policiais Civis que estão aptos às progressões verticais e horizontais que deverá ser protocolada hoje pelo Secretário de Segurança Pública, Dr. Cristiano Sampaio, na Casa Civil. O Secretário afirmou ainda que o tratamento será igualitário às forças de segurança pública com relação às progressões e recebeu outras demandas da categoria, onde o SINPOL-TO solicitou a retomada das reuniões do Conselho Superior da Polícia Civil e  a dobra de plantão para 72 horas (3 dias), mas o Secretário sinalizou a impossibilidade, pois ultrapassaria as 40 horas semanais, e informou que será publicado um ato para regularizar a dobra de plantão que passará a ser no máximo 48 horas com 8 horas de sobreaviso remuneradas.

No momento, o Dr. Cristiano segue em reunião com o Governador onde busca uma resposta acerca das cobranças feitas e dará um retorno imediato aos Sindicatos.

Fonte: SINDIPERITO