PARCERIA ENTRE SSP E UFT IRÁ BENEFICIAR ESTUDANTES E PERITOS DA POLÍCIA CIENTÍFICA

01/04/2015 21/02/2020 09:48 931 visualizações

Com o intuito de amparar a pesquisa acadêmica e fortalecer o trabalho do Instituto de Criminalística do Tocantins (IC), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Diretoria de Polícia Científica, firmou um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) no dia 26 de março. O Laboratório de Análises Forenses estará de portas abertas para que estudantes de mestrado e doutorado da UFT possam realizar pesquisas científicas, fortalecendo o trabalho dos peritos.

Segundo o diretor de Polícia Científica, Gilvan Nolêto, o Instituto de Criminalística encontra na UFT uma parceria perfeita. “A Polícia Científica tem um conceito diferenciado daquele que a sociedade geralmente conhece de polícia. Os peritos trabalham com conhecimentos científicos adquiridos por meio de pesquisa, materializando a verdade para que se faça justiça. E a base das universidades é exatamente a pesquisa”, destacou o diretor, que ressaltou ainda o benefício que a parceria trará pra sociedade, uma vez que a melhor qualidade no trabalho pericial resultará em redução da impunidade.

Para o reitor da UFT, Márcio Antônio da Silveira, o conhecimento da universidade irá reforçar o trabalho importante que o Instituto de Criminalística vem fazendo no Estado. “É muito gratificante, sobretudo para os professores que vão trabalhar em conjunto com os peritos oficiais, havendo uma troca de conhecimento entre ambas as partes. No caso os peritos, que estão em serviço e têm uma demanda real, e os professores e estudantes, com seu conhecimento acadêmico”.

A intenção é que, a partir da próxima semana, os estudantes da UFT comecem a utilizar os equipamentos do Laboratório de Análises Forenses para suas pesquisas de doutorado. O Diretor Gilvan Nolêto, manifestou ainda a intenção de parceria entre outros institutos da Polícia Científica, como o de Medicina Legal, Genética Forense e de Identificação com as universidades.


Sindiperito
Justiça e Tecnologia a favor da Justiça