PRESIDENTE DO SINDIPERITO PARTICIPA DE REUNIÃO DA ABC EM BRASÍLIA

09/03/2015 21/02/2020 10:58 915 visualizações

Nos dias 03 e 04 de março o presidente do Sindicato de Peritos Oficiais do Estado do Tocantins – Sindiperito, Gledston Vaz Vespúcio, esteve em Brasília-DF, representando os Peritos Oficiais do Estado do Tocantins na Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Criminalística – ABC. Na pauta da reunião da ABC foram discutidos assuntos de interesse da Perícia nacional, no qual os representantes de cada estado puderam apresentar a realidade de suas regionais.

O presidente destacou a realidade do Tocantins sobre a greve da Polícia Civil no qual tentam a equiparação com o cargo de perito criminal, no ato também pediu apoio da ABC e demais classes representativas da perícia para a solução deste caso. Na fala dos representantes de outros estados foi percebido que se trata de uma situação nacional, no qual todos estão enfrentando os mesmos problemas com a tentativa da equiparação.

Outro ponto apresentado foi situação financeira do Sindiperito, que tem passado por um momento de dificuldade em consequência aos atrasos no repasse da verba estadual. Tal situação tem gerado comunicações de cobranças da ABC com as entidades estaduais.

Entre outros assuntos discutidos o estado do Tocantins fez sua pré-candidatura para sediar o seminário nacional de meio ambiente e engenharia legal, o envolvimento e apoio do Sindiperito na realização do evento, como forma de levantamento de fundo e divulgação do sindicato, será discutido com os demais associados na Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no dia 17 de março, na sede do sindicato.

Após a realização da reunião o presidente visitou o gabinete dos deputados do Tocantins, na intenção de conseguir apoio para a PEC que prevê a autonomia da Perícia, conseguindo o apoio dos deputados para efetivação da mesma. O assunto também foi discutido durante a reunião da ABC que alegou que o andamento do processo necessita de publicidade, e devido a situação política atual e a votação dos presidentes das comissões, no qual um deputado do Pará, eleito para presidente da comissão de segurança pública e combate ao crime organizado se posicionou a favor, não será pressionada a efetivação da mesma no momento.

A viagem foi finalizada em uma reunião com o advogado Leonardo Hanna para tratar sobre a ação que solicita a diferença de reajustes do ano de 2009, que foi contestada pelo governo. O advogado entrará com a réplica e logo após será realizada a visita do mesmo a juíza do caso para poder resolver a ação e assim solucionar o caso antes de sua finalização no judiciário.

Por fim, o presidente aproveitou a oportunidade para trazer para Palmas um curso de atualização profissional sobre Local de Crime Contra a Vida e Contra o Patrimônio que acontecerá entre 07 a 09 de abril, em uma iniciativa conjunta do Sindiperito, Academia de Polícia Civil e Superintendência de Polícia Técnica.

SINDIPERITO
Ciência e Tecnologia a favor da Justiça