SETOR DE COMPUTAÇÃO FORENSE DO INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS

11/03/2015 21/02/2020 10:58 1107 visualizações

O setor de Computação Forense do Instituto de Criminalística (IC) de Palmas, recebeu nesta terça-feira, 10, três novas estações de perícia computacional de última geração. Os equipamentos vieram de um projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, encabeçado por um perito criminal do estado do Paraná, que prevê a modernização dos departamentos de Perícia em Informática em todo o país.

Os equipamentos recebidos são computadores de alta performance, com grande capacidade de velocidade e processamento, e softwares que permitem apurar crimes de pedofilia, fraudes bancárias, análise de smartphones, áudios e vídeos, lavagem de dinheiro e organizações criminosas. Com esta nova ferramenta será possível fazer análises de grande quantidade de dados em um tempo menor do que o habitual.

“Esse foi o primeiro equipamento que recebemos, o Tocantins sai na frente na perícia em informática, pois muitos crimes periciados aqui, alguns estados brasileiros ainda não realizam. Conseguimos isso devido ao grande profissionalismo dos peritos criminais, por meio de cursos e capacitações, além da aquisição de bons equipamentos, que muitas vezes são adquiridos com investimentos dos próprios peritos e por isso conseguimos fazer todo tipo de perícia em eletrônico e informática que nos são solicitados aqui no estado. Esse projeto da Senasp vem agregar para que possamos trabalhar com mais exatidão e rapidez na perícia de crimes”, afirma o perito chefe da sessão de computação forense, Paulo Francisco Ribeiro Filho.

O projeto ainda prevê para esse ano o envio de novos equipamentos, com softwares para análise de celulares e smartphones com coleta de dados de forma mais eficiente, além de abranger os outros departamentos da perícia criminal. Cursos de aperfeiçoamento profissional também estão previstos para serem realizados pela Senasp.


Sindiperito
Ciência e Tecnologia a favor da justiça!