SALVAR SENHAS NO COMPUTADOR: UM RISCO ESCONDIDO

11/03/2015 21/02/2020 10:58 1096 visualizações

Não é só a perícia que consegue extrair dados e informações sigilosas dos computadores, com acesso fácil aos navegadores de internet é possível que qualquer um descubra suas senhas e assim consiga extrair dados pessoais, como senhas de e-mail, contas bancárias, redes sociais, entre outras informações que facilmente deixamos salvas no navegador.

Um artigo publicado no site Perícia Computacional alerta para esse tipo de ação, que pode ser usado como uma brincadeira, mas também de forma maliciosa, enviando mensagens falsas, e extraindo informações pessoais importantes, que por vezes podem causar um efeito devastador, sem que você tenha ideia de que suas credenciais foram comprometidas.

Navegadores como Google Chrome mostram o caminho fácil para um invasor que tem acesso irrestrito ao seu computador, mesmo que seja por um minuto, basta apenas lembrar os passos para chegar até lá: chrome://settings/senhas (password). Se alguém tem acesso físico ao seu computador, você está literalmente a sua mercê. Desse modo, suas informações estarão a disposição, e suas contas podem ser facilmente hackeadas.

De acordo com o Instituto de Criminalística de Palmas esse não é  um crime difícil de acontecer, mas poucas vezes é denunciado, o número de casos desse porte periciados em 2014 foi pequeno em relação a quantidade com que realmente acontece. Por vezes é difícil chegar ao autor, e raramente esses casos são encaminhados adiante. Diante disso, a melhor medida é proteger suas informações, alguns cuidados básicos podem ajudar para quem quer deixar seus dados a salvo:

1. Nunca deixe seu computador desbloqueado quando se ausentar longe do teclado.
2. Se você quer deixar alguém emprestar seu computador, ative a conta de convidado, o que tem limitado direitos do usuário e não tem acesso aos seus dados confidenciais.
3. Não salvar senhas no seu browser. Use um gerenciador de senhas de terceiros em vez disso, como o RoboForm, LastPass, ou 1Password. Todos esses produtos de terceiros salvam suas credenciais em lojas criptografados que requerem que você forneça credenciais antes de acessar senhas em texto puro.